Debêntures caíram até 3,9% no dia em que o mercado estremeceu com delações

O Índice de Debêntures Anbima chegou a registrar queda de 1,34% na última quinta-feira (18)

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Após a turbulência política da última semana, com denúncias de suposta obstrução de Justiça por parte do presidente Michel Temer na operação Lava Jato, a rentabilidade diária das debêntures em mercado, expressa no Índice de Debêntures Anbima (IDA), mostrou trajetória de queda similar à do mercado de títulos públicos no mesmo período, em que o IDA Geral chegou a registrar perda de 1,34% na quinta-feira (18).

Ainda no dia 18 de maio, as debêntures incentivadas voltadas para o segmento de infraestrutura (IDA -IPCA Infraestrutura) tiveram queda de 3,90%. O único subíndice que apresentou desempenho positivo, por sua vez, foi o IDA-DI, que reflete a carteira de debêntures indexada à taxa DI diária, e teve variação de 0,11%.

De acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), os índices refletiram a recuperação dos preços ativos de renda fixa na sexta-feira (19), apresentando ganho diário de 0,40%. Este resultado, porém, não foi o suficiente para reverter a perda de 0,13% no mês. Com relação ao IDA-IPCA, este voltou a se destacar no dia 19 de maio, apresentando alta de 1,08%.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com exceção da carteira de ativos atrelados ao DI, os demais subíndices do IDA, formados por ativos atrelados à inflação, também refletiram a reavaliação dos preços dos ativos com os acontecimentos da última semana. Segundo a Anbima, o movimento se deu, principalmente, pela correlação dos componentes com seus benchmarks da dívida pública – as NTN-Bs.

Confira as variações: