Os maiores erros que você pode cometer com dinheiro aos 20, 30 e 40 anos

Assessores de investimento revelam o que não fazer com dinheiro em diversas fases da vida

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Cada nova fase da vida, invariavelmente, apresenta novos desafios que devem ser superados e, também, novas armadilhas financeiras. Assim, o InfoMoney conversou com assessores de investimento para entender melhor os maiores erros que podemos cometer aos 20, 30 e 40 anos e como evitá-los.

Aos 20 anos
Não tomar risco com os investimentos é o maior erro que pode ser cometido nessa idade, aponta Carollyne Mariano, economista e sócia da Atlas Invest. Nessa fase da vida, o prazo de investimento ainda é mais longo, assim o investidor pode ter uma tolerância maior a risco, de modo a recuperar eventuais perdas no futuro e se aproveitar de altas mais arrojadas em seu portfólio de investimento.

Além disso, a assessora de investimentos ainda aponta como outros dois erros graves que são cometidos com dinheiro nessa fase da vida são não criar o hábito de poupar desde o primeiro salário e não ter cuidado com as finanças, adotando um padrão de consumo elevado demais.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aos 30 anos
“Com a diminuição dos juros para financiamento da casa própria nos últimos anos, vimos um grande movimento de pessoas na faixa dos 30 anos adquirindo empréstimos para financiar a compra de um imóvel próprio. Financiar um imóvel por um prazo longo, 20 ou 30 anos por exemplo, é um compromisso ousado. Em grande parte dos casos durante este período de longo pagamento muitas coisas podem mudar, tanto na vida financeira do comprador, como na região do imóvel, no ciclo profissional, casamento, filhos, desemprego, doenças e por ai vai”, comenta Leonardo Demari, da Messem Investimentos.

“Para uma decisão financeira, mas também psicológica, como esta é muito importante se planejar financeiramente e deixar uma boa quantia reservada em algum banco para casos de imprevisibilidades como desemprego, doenças, filhos ou algo que possa aumentar seus custos mensais ou comprometer sua renda”, finaliza o assessor de investimentos.

Aos 40 anos
Já nessa fase da vida, Carollyne comenta que manter os investimentos poupados até esse momento em produtos com taxas elevadas e que não remuneram o investidor acima da inflação é o maior erro. É sempre importante buscar opções de investimento alternativas, fora dos bancos de varejo e de modo a conseguir rentabilidades mais interessantes. Além disso, permanecer pensando que o tempo é curto demais para poupar e investir também é outro erro gravíssimo que se comete nessa idade.