5 sinais de que você não é tão bom com dinheiro quanto pensa

Existem muitas maneiras de saber se o orçamento e os investimentos são adequados

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Todo mundo tem que lidar com seu próprio dinheiro e, nesse processo, alguns são melhores que os outros. Se você acha que é um mestre no orçamento, talvez devesse olhar os pontos levantados pelos colunistas do site Business Insider Libby Kane e Mike Nudelman. Eles levantaram vários pontos sobre dinheiro e o InfoMoney compilou cinco deles a seguir.

1 – Você não sabe o quanto ganha ou gasta
Se você não sabe o quanto entra ou sai da sua conta todo mês, você pode acabar entrando em um verdadeiro bolo de dívidas no final das contas. A solução para esse problema é começar a registrar suas receitas e despesas. É possível fazer isso usando aplicativos, uma planilha no computador, ou então no papel mesmo. Saber o quanto você precisa para sustentar seu estilo de vida é a chave.

2 – Você tem dívida no cartão de crédito
Diferentemente de algumas dívidas que são necessárias para investir em seu futuro, as dividas ruins normalmente são acompanhadas de altas taxas de juros e não ajudam a construir patrimônio. Assim, a solução é priorizar o pagamento de seu cartão de crédito, o que pode poupar muitos gastos no futuro. Além disso, usar o cartão apenas quando necessário também é essencial nesse sentido.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Você é surpreendido por suas contas todo mês
Se você vive de salário em salário, o que vai fazer se aparecer um gasto emergencial inesperado? Para cuidar de seu fluxo de caixa adequadamente, duas soluções são necessárias: ganhar mais e cortar menos. Existe como fazer algum bico extra para ganhar mais dinheiro, mas também é possível cortar os gastos para conseguir investir mais o seu dinheiro e estar preparado para situações inesperadas.

4 – Você decidiu investir para a aposentadoria há pouco tempo (ou nem começou ainda)
Apesar de a aposentadoria parecer um futuro muito distante, o poder dos juros compostos significa que quanto mais cedo você começar a investir, mais tranquilo você chegará na sua aposentadoria.  Assim, se você começou tarde demais, é importante conseguir poupar mais dinheiro e procurar alternativas que tragam mais rentabilidade, como um plano de previdência com custos mais baixos, por exemplo, que permitam que você lucre mais.

5 – Você se assusta com a ideia de investir
Pode parecer muito complicado, mas investir seu dinheiro é o melhor caminho para potencializar seus ganhos – e você não precisa se arriscar demais para fazer isso. O bilionário Warren Buffett, por exemplo, sugere o investimento em fundos de índice que acompanhem o mercado financeiro. No longo prazo, a tendência é que o mercado de ações sempre suba, mesmo com flutuações no curto e médio prazo.