Guru de investimentos dá seus 2 melhores conselhos para quem quer se aposentar rico

Ric Edelman é executivo e autor de best-seller sobre investimentos

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O melhor conselho para se aposentar rico é começar a poupar cedo. No entanto, para muitas pessoas, se aposentar com muito dinheiro não apenas está totalmente fora de questão, como também começam a surgir questões sobre como sobreviver na aposentadoria. O site Business Insider comenta qual é o melhor conselho do autor de best-seller e executivo Ric Edelman qual é seu melhor conselho para quem se sente despreparado para a aposentadoria.

Para quem está começando, ele comenta que o melhor que se pode fazer é começar a poupar e investir em um fundo de pensão na empresa, se tiver essa possibilidade, e cortar os gastos o quanto puder para ter mais dinheiro para poupar e investir. Ele ainda deu mais dois conselhos principais que qualquer um pode fazer para recuperar o tempo perdido.

1 – Otimize seus investimentos
O primeiro ponto é se certificar que o dinheiro que você investe garante o melhor potencial de ganhos oferecido pelo mercado financeiro, Edelman diz. Se você coloca todo seu dinheiro em uma aplicação que não rende nada, não importa o quanto você trabalhe, não importa o quanto você poupe, você jamais conseguirá ter dinheiro suficiente.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Você tem que fazer os seus centavos renderem outros centavos. Não adianta apenas poupar, é preciso se aproveitar dos juros compostos para ver seu patrimônio crescer cada vez mais e fazer seu dinheiro dar mais frutos.

2 – Crie várias fontes de renda
O segundo conselho de Edelman é que as pessoas busquem por maneiras inovadoras e únicas de conseguir ganhar mais dinheiro, principalmente se aproveitando das tecnologias e da internet. Um exemplo é alugar um quarto da casa no Airbnb ou então entrar no Uber e fazer algumas corridas para ganhar um dinheiro extra. Também é possível vender itens antigos online ou várias outras coisas, de forma a ter mais dinheiro para poupar e aplicar para o futuro.