5 gastos bancários desnecessários que são verdadeiros vilões em seu orçamento

Pequenos gastos, quando somados, podem se transformar em uma verdadeira bola de neve de contas

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Muitas vezes, as pessoas acabam gastando dinheiro com coisas que nem percebem e que, no final das contas, fazem total diferença no orçamento. Assim, o InfoMoney conversou com especialistas para saber quais gastos financeiros podem ser cortados ou reduzidos de forma a poupar e investir melhor.

1 – Conta Bancária
Claudio de Lucca, assessor de investimentos da Valor a Mais investimentos, explica que é possível fazer contas digitais no banco de forma gratuita. Essas contas não contam com cobrança de taxas de manutenção, mensalidade e ainda possibilitam fazer algumas transferências gratuitamente. Esse tipo de conta se limita a serviços que possam ser utilizados pela internet, celular, autoatendimento eletrônico e caixas eletrônicos, sem interação com funcionários no banco.

2 – Cheque especial “sem juros”
Jansen Costa, assessor de investimentos da Fatorial Investimentos, explica que, para o cliente ter acesso ao cheque especial sem juros por um curto prazo de tempo, ele precisa pagar uma taxa de manutenção de conta maior para o banco. “Se você colocar na ponta do lápis, essa taxa maior sai até mais caro do que pagar os juros pelo período do cheque especial”, explica.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Cartão de Crédito
É muito comum o banco oferecer cartões de crédito adicionais para seus clientes, mesmo que eles já tenham um cartão que atende a todas suas necessidades. Jansen comenta que esse é um gasto completamente desnecessário e que essa anuidade extra pode pesar quando todas as despesas forem somadas.

4 – Operar ações
Jansen ainda comenta que não costuma ser uma alternativa vantajosa operar ações com a corretora do banco de varejo. “Em uma instituição financeira independente você consegue taxas de custódia muito mais atrativas e isso faz diferença no longo prazo”, aponta o assessor de investimentos.

5 – Taxa de Carregamento
A previdência é um excelente investimento para quem quer se planejar para a aposentadoria, contudo, Jansen destaca que a taxa de carregamento e a taxa de saída podem ser problemas sérios para o investidor. A taxa de carregamento é, basicamente, uma cobrança feita antes mesmo da pessoa aplicar seu dinheiro no fundo de previdência e por isso atrapalha muito a rentabilidade da aplicação.