4 segredos que o milionário ao lado jamais contará para você

Existe uma quantidade de milionários muito maior do que a maioria das pessoas pensa

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A maneira mais comum de construir patrimônio não tem segredo nenhum: consiste em poupar e investir repetitivamente. A questão central é como essas pessoas lidam com riscos, a colunista do site Business Insider Liz Weston comenta que é difícil acumular riqueza sem tomar riscos.

Ela comenta que boa parte dos milionários não nasceram ricos, não inventaram o último aplicativo da moda, não ganharam na loteria, não são atletas nem fazem negócios arriscados na bolsa. Eles são, sim, pessoas comuns que acumularam patrimônio ao longo da vida e alcançaram os sete dígitos já nos 50 ou 60 anos. Levando essa experiência em consideração, a colunista lista alguns segredos dos milionários que podem ajudar você a se tornar um também e o InfoMoney compilou quatro deles a seguir.

1 – Mantenha-se casado
De acordo com a colunista, casamento pode de fato beneficiar sua vida financeira. Pessoas que permanecem casadas tendem a ser muito mais ricas do que quem não casou, apontam pesquisas. Na hora de se aposentar, casados somam na média 10 vezes mais recursos financeiros do que os solteiros, aponta a colunista. Já o divórcio pode atrapalhar os planos de se aposentar milionário – pessoas nessa situação têm um patrimônio 77% menor, de acordo com a mesma pesquisa. Se manter em uma casa sem fazer mudanças também é uma boa ideia, uma vez que não se gasta com mais de um financiamento e também não se gasta com a mudança.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Tome riscos, mas não aposte
Investimentos como a poupança não levarão você a nenhum lugar, uma vez que nem a inflação ela cobre atualmente. No entanto, isso não significa que você precisa virar um especulador, também. O importante é diversificar bem seu portfólio, com aplicações em ações, renda fixa e imóveis.

3 – Eduque bem seus filhos
Algumas pessoas questionam o valor de gastar com faculdade ou uma educação melhor. No entanto, fica claro que a maior parte dos milionários tiveram maior acesso à educação de qualidade e que esse investimento faz todo sentido do mundo no médio e longo prazo.

4 – Não invista sem orientação
De acordo com outra pesquisa, sete entre dez milionários nos EUA usam o trabalho de assessores financeiros. Entre os benefícios, estão o aumento de conhecimento sobre o assunto, ter acesso a mais oportunidade e aumentar a rentabilidade. Além disso, contar com um expert auxiliando pode ajudar a manter a pessoa mais tranquila, sabendo que aplica bem seu dinheiro.