Homem que se aposentou aos 34 divide segredo que o levou a conseguir tal meta

Ele tem uma planilha que detalha minuciosamente todos seus gastos e receitas

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – No dia primeiro de agosto de 2016, Brandon, aos 34 anos, se aposentou. O blogueiro, que não divulga seu sobrenome na internet, planejava se aposentar há alguns anos. Ele conta que pelos primeiros sete anos em sua carreira poupava sem nenhum motivo. Depois ele descobriu o conceito de independência financeira e assim começou a investir para se aposentar, aponta o site Business Insider.

Vivendo uma vida sem muitos gastos no interior dos EUA, Brandon conseguiu poupar e investir 70% de sua receita. Ele já poderia se aposentar em 2014, mas seu chefe ofereceu que ele trabalhasse à distância vivendo na Escócia e ele aceitou a posição.

Ele comenta que, para ele, esse investimento foi sempre sobre obter independência financeira, e não se aposentar mais cedo. Ele nunca quis parar de trabalhar, mas sim ter tempo e liberdade para trabalhar em coisas que são importantes para ele. Em seu blog, ele liberou uma planilha que pode ajudar outras pessoas a se aposentar mais cedo. A planilha é dividida em várias partes.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1 – Balanços
Essa parte é, basicamente, uma visão geral de tudo que está acontecendo nas finanças. No final, ele coloca a parcela de seu dinheiro que está em aplicações com liquidez e sem liquidez para assim saber o que poderá ser utilizado para gerar renda na aposentadoria.

2 – Investimentos
Essa aba da planilha serve para se certificar de que as alocações estão dentro do plano esperado desde o início. Ele inclui seu dinheiro em caixa no topo do documento para garantir que seu portfólio não está com muito dinheiro parado em caixa, um hábito que ele tem e luta contra. Ele ainda separa as categorias dos investimentos para assim saber se seu dinheiro está bem alocado.

3 – Patrimônio
Essa é uma aba mais simples da planilha de Brandon. Nela, ele inclui, basicamente, o resultado de seus recursos subtraídos de suas dívidas. Assim, ele consegue ver um número exato do tanto que seu patrimônio evoluiu ao longo dos meses.

Continua depois da publicidade

4 – Gastos gerais
Esse é o local em que serão incluídos os gastos mensais. É assim que Brandon nota o quanto gasta mensalmente para saber o quanto precisa de renda para viver durante a aposentadoria. O primeiro passo é ter investimentos suficientes para cobrir os gastos e também saber onde está gastando o dinheiro para descobrir se é possível economizar mais.

5 – Independência financeira
Essa aba, que provavelmente é a mais importante da planilha, leva em consideração a soma de todas as outras para assim calcular o tempo que falta para atingir a independência financeira. Assim, você conseguirá saber exatamente o que precisa fazer para conseguir largar o trabalho.