Ainda é possível lucrar mais com título do Tesouro que rendeu 37% nesse ano, diz economista

Cenário de melhora na economia brasileira pode trazer lucros fortes para investidores no Tesouro Direto

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O Tesouro Direto é um investimento conhecido pela sua altíssima segurança e rentabilidade superior em relação à poupança. No entanto, é possível conseguir altos lucros com esse investimento, maiores do que a rentabilidade prometida pelo título, vendendo os títulos prefixados ou atrelados à inflação antes de seu vencimento. No acumulado do ano até o dia 14 de julho, o Tesouro IPCA+ com vencimento em 2035, por exemplo, se valorizou 37,09%.

Essa valorização dos títulos antes do vencimento acontece em um cenário onde as taxas pagas pela aplicação recuam em relação aos dias anteriores. Isso acontece pois com, esse recuo da rentabilidade, o valor do título sobe. Então, em um cenário em que é esperada melhora na economia do país, como é o atual, esses títulos se valorizam ainda mais.

A economista e assessora de investimento da Atlas Invest Carollyne Mariano explica que as taxas de juros dos títulos do Tesouro Direto estão muito elevadas agora, assim como a taxa básica de juros. “O país não tem condição nenhuma de manter as taxas nesse patamar. Não sei quando vão cair as taxas, mas isso vai acontecer com certeza”, crava.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ou seja, se o cenário de recuo da inflação e consequente queda na taxa básica de juros no Brasil se concretizar como esperam a maior parte dos analistas do setor, um título como o Tesouro IPCA+ que se valorizou 37% no ano pode subir mais ainda e trazer mais lucro. “Faz todo sentido do mundo essa estratégia, ter uma parcela da carteira de investimentos em títulos prefixados é uma ótima ideia”, comenta Carollyne.

No entanto, vale lembrar que essa é uma estratégia mais arrojada e nem sempre pode ser tão lucrativa. Em um cenário de alta nas taxas de juros, o investidor pode embolsar prejuízo se vender seu título antes do vencimento. Contudo, quem manter seu título comprado até o vencimento não conta com esse risco, recebendo a rentabilidade prometida no final do período em questão.

Quer saber mais sobre essa estratégia para ter alta rentabilidade no curto prazo com o Tesouro Direto? Assista vídeo em que o economista Alan Ghani comenta sobre o assunto