5 ideias estúpidas sobre dinheiro que até pessoas inteligentes acreditam

Ter noções erradas sobre o dinheiro pode acabar com os investimentos e finanças de qualquer pessoa

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Cuidar bem do próprio dinheiro é, sem sombra de dúvida, uma das decisões mais sábias que qualquer pessoa pode fazer para ter uma vida mais plena e feliz. No entanto, por diversos motivos, as pessoas acabam se apegando em crenças erradas sobre dinheiro e que podem prejudicar totalmente a maneira como lidam com ele. A colunista do site Business Insider Libby Kane lista várias  ideias estúpidas sobre dinheiro que até as pessoas mais inteligentes têm, apontadas pela coach executiva Megan Walls. O InfoMoney compilou cinco delas a seguir.

1 – O dinheiro aparece magicamente
Walls se recorda de um cliente que herdou dinheiro na faculdade e que achava que estaria garantido. No entanto, acabou ficando sem dinheiro e teve que largar os estudos pela metade. Quando era criança, sempre que pedia, ele conseguia dinheiro com os pais, e assim começou a acreditar que sempre que precisasse, o dinheiro apareceria facilmente. Tudo isso até perceber que estava totalmente sem dinheiro e precisaria rever seus comportamentos.

2 – Acumular dívidas no cartão de crédito é algo normal e aceitável
Mesmo que as pessoas tenham noção que precisam pagar suas faturas, elas acabam não entendendo o quão importante é se livrar o quanto antes dessas contas, aponta Walls. Especialmente entre os mais jovens, é melhor sempre ter parcimônia na hora de usar o cartão.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Gastar vai fazer com que me sinta melhor
As pessoas, muitas vezes, fazem compras com um viés puramente emocional, para se livrar de culpas ou de problemas que têm na vida. Isso faz com que, muitas vezes, acabem se descontrolando e gastando absurdamente o dinheiro, o que leva a dívidas imediatamente.

4 – Homens são melhores com dinheiro do que mulheres
Além do machismo, o problema com essa crença é duplo: ele encoraja as mulheres a se distanciarem de suas finanças e coloca o peso no homem ser obrigatoriamente bom com dinheiro, o que pode ser verdade ou não. Essa estratégia não funciona, geralmente, sendo melhor que a família, em conjunto, cuide das finanças.

5 – Sou um adulto, por isso sei como lidar com dinheiro
Muitas pessoas não sabem o básico sobre finanças pessoais, como um orçamento ou como saber para onde o dinheiro está indo. Se a pessoa nunca foi buscar informação e educação sobre seus investimentos, como que ela poderia automaticamente saber como cuidar de seu dinheiro?