Investidora mudou radicalmente suas finanças após morte de irmã; veja diferenças

Para colunista, não viajar com sua irmã pouco antes da morte dela foi algo que a deixou muito arrependida

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A colunista do site Business Insider Stacy Rapacon escreve muito sobre finanças, mas apenas há oito anos mudou a forma como lida com seu dinheiro de maneira drástica. Em 2008, sua irmã a havia convidado para passar férias com ela em Buenos Aires e, como a colunista estava sem dinheiro, não acompanhou a irmã.

Pouco tempo depois, a irmã de Stacy faleceu e ela se arrependeu amargamente de não ter tido dinheiro para viajar com ela na época. A partir desse momento, ela começou a poupar com muito mais intensidade e mudou a forma como ela faz isso. A seguir, ela relata quatro mudanças que implementou em sua vida para ter mais dinheiro e nunca mais deixar de fazer algo com alguém que ama.

1 – Criar um orçamento
Não há como saber onde cortar as despesas quando você não sabe para onde seu dinheiro vai. Desde de que começou seu orçamento, a colunista disse que suas finanças flutuaram, mas ter um plano trouxe um bom ponto de partida e fez com que fosse mais fácil atingir as metas para economizar dinheiro. Atualmente ela divide suas poupanças em vários objetivos, entre eles a aposentadoria, um fundo de emergência e outro para se divertir com as pessoas que gosta.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Cortar grandes custos
As maiores despesas da colunista são as mesmas de muitos pais: moradia e cuidado com as crianças. Para minimizar esses gastos e poupar mais, ela fez alguns compromissos, como por exemplo viver em um bairro um pouco mais barato. Em relação aos filhos, ela cortou os gastos com babá, por exemplo.

3 – Fazer mais dinheiro
Como se sabe, a melhor maneira de poupar mais, é ganhar mais. A colunista conta que, em 2008, ano da recessão econômica, ela conseguiu encontrar novas oportunidades e pediu aumento em seu serviço. Fora isso, ela sempre tenta buscar algum trocado extra, incluindo vendendo livros e roupas antigos e fazendo trabalhos freelancer.

4 – Lembrar as prioridades
Ela conta que tinha um problema sério de compras. Frequentemente gastava com roupas e sapatos que quase não usava, música e filmes que nem aproveitava e móveis que nem combinavam com seu apartamento. Agora, no entanto, ela resiste a tudo isso lembrando que coisas não são melhores que as experiências pelas quais ela está poupando seu dinheiro. E cortar esses gastos fizeram ela ter uma vida financeira muito mais saudável agora.

Continua depois da publicidade

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Continua depois da publicidade

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação