10 coisas que pessoas bem-sucedidas fazem aos 20 anos (e você deveria começar agora)

Ter uma trajetória de vida bem sucedida pode ser mais fácil se espelhando em quem já teve uma

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A década dos 20 anos é um dos tempos de maior transição na vida. As escolhas que você faz nessa década lançam as fundações de sua carreira, relacionamentos, saúde e bem-estar. Assim, o colunista Richard Feloni, do site Business Insider olhou os melhores conselhos para jovens e assim listou vários hábitos que pessoas de sucesso têm aos 20 anos. O InfoMoney compilou 10 deles na lista a seguir.

1 – Gerenciar bem o tempo

Quando você está começando a construir sua carreira, pode parecer difícil ajeitar seus dias para a produtividade máxima. O empresário Étienne Garbugli, empresário e escritor em Montreal, comenta que ter prazos para tudo que você está fazendo e evitar fazer muitas coisas ao mesmo tempo são duas chaves para gerenciar bem o tempo.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Não priorizar o dinheiro acima de tudo

Enquanto há aqueles que passam sua década dos 20 anos sem direção, outros estão com tanto medo do fracasso que aceitam um emprego apenas porque ele tem um salário confortável. A chave, aponta o escritor Cal Newport é ir atrás de algo que você é apaixonado mas que também tem valor para os empregadores.

3 – Poupar

Continua depois da publicidade

Uma pesquisa realizada nos EUA apontou que 69% dos entrevistados entre 18 a 29 anos não tinha nenhum tipo de poupança para a aposentadoria. Pessoas dessa idade que não tenham visão para reconhecer que um dia vão se aposentar e precisar de dinheiro para viver estão perdendo anos de dinheiro ganhado com juros.

4 – Cuidar da saúde

A cada ano que passa, fica mais difícil começar um regime de exercícios sustentável e se recuperar de uma noite de festas. Ter uma vida com hábitos mais saudáveis desde cedo pode ajudar a se preparar melhor para as próximas fases da vida.

5 – Ter persistência

Se você tem 20 e poucos anos, é ambicioso e acha que a vida adulta é ter as coisas já decididas, então ser demitido, terminar um relacionamento sério ou ver sua companhia falir pode ser algo devastador. Mas as pessoas com mais sucesso são aptas a aprender com aquilo que deu errado e seguir em frente com mais sabedoria.

6 – Ser flexível

Enquanto é bom ter metas de carreira que deixem você focado e motivado, você não deve entrar em um plano intrincado para os próximos cinco anos. O escritor e investidor James Altucher diz que um dos principais problemas que ele encontrou entre as pessoas na década dos 20 anos é que elas se encontram presas em certezas. Ele recomenda flexibilidade e abertura para novas experiências.

7 – Seguir aprendendo

Um diploma de uma boa universidade pode ajudar sua reputação, mas ele não vai servir de muita coisa se você não continuar aprendendo. Leia o quanto puder sobre a sua indústria e desenvolva habilidades que você não aprenderia em uma sala de aula.

8 – Não se isolar

Quando você está começando a vida, provavelmente não conta com tanta renda. Mas só porque não consegue tirar férias na Suíça, isso não significa que você deve se confinar entre sua casa e o trabalho. É importante sair da bolha o quanto for possível e não ignorar oportunidades que possam surgir.

9 – Pensar no impacto das decisões

Use o tempo em que você ainda está solteiro e sem filhos para tomar riscos maiores que você não poderia em outras circunstâncias, mas não viva sem perspectiva também. Uma decisão que você fez por impulso em alguns segundos pode custar anos de alegria e felicidade.

10 – Entender que os pais nem sempre estão certos

Quando se está começando a vida adulta, é comum ouvir os conselhos dos pais, mas nem sempre eles estarão corretos, mesmo que tenham boas intenções. Quando você amadurece, começa a ver os pais não como uma autoridade, mas sim como pessoas que estão fazendo melhor que podem.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação