5 dicas óbvias de dinheiro para você não errar e se arrepender mais tarde

A maioria dessas lições são bastante simples, mas muita gente não as segue

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Quando as finanças pessoais são o assunto, conhecimento de fato é poder. E quanto mais você saber e mais cedo saber, mais bem equipado você estará para o que atravessar seu caminho. Assim, a colunista do site Business Insider Marianne Hayes conversou com 5 pessoas comuns para saber quais lições de dinheiro elas gostariam de ter aprendido mais cedo.

1 – “Gostaria de ter identificado desperdícios de dinheiro antes”

“Eu não sou, por natureza, um gastador de dinheiro. Mas conferir minhas despesas durante a faculdade e os primeiros anos de vida adulta teriam me ajudado a perceber quanto de dinheiro eu estava gastando em jantares ou comprando o último videogame quando eu deveria ter usado mais dinheiro para pagar dívidas com o cartão que eu acumulei fazendo compras que eu não podia pagar”, relata Paul Moyer, blogueiro de 38 anos.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Seu conselho é: “sempre tenha alguém que você confia para cuidar da sua contabilidade. Quando eu fazia minhas escolhas financeiras sozinho, era fácil fazer escolhas ruins. Uma vez que eu tive alguém para cuidar da minha contabilidade – minha esposa – essas decisões acabaram”.

2 – “Gostaria de ter entendido as consequências a longo prazo de depender de crédito”

“Ao crescer, dinheiro não era assunto na minha família – nenhum conselho de orçamentos, metas para poupar ou nada do tipo. Então pode não parecer surpresa que eu passei quase toda minha vida adulta lutando contra as dívidas. Eu pedi meu primeiro cartão aos 18 anos e sabia apenas que menores juros eram o ideal”, conta Danielle Toste, diretora de marketing. Ela ainda comenta que gostaria de saber o quão fácil é entrar em dívidas com o simples passar de um cartão.

Continua depois da publicidade

Seu conselho é: “não importa o motivo, nunca atrase seus pagamentos”.

3 – “Gostaria de ter pesquisado o básico antes de delegar meu dinheiro”

“Durante minha década dos 20 anos, eu fiz alguns investimentos que podem ser descritos como tolos. Mas o que eu sabia? Mal tinha saído da faculdade e ansioso para fazer dinheiro fácil, eu não procurei os conselhos que poderiam ter me poupado muito tempo no final das contas. Ao invés disso, eu investi sem diligência”, relata George Alex Popescu, empresário financeiro.

Seu conselho é: “faça sua lição de casa e pesquise os riscos e potenciais de novos investimentos. Também é preciso buscar um assessor confiável. Adotar essas práticas faz com que seja muito menos provável que eu faça um investimento por emoção”.

4 – “Gostaria de ter começado a poupar antes”

“Quando eu era adolescente e comecei meu primeiro emprego em uma mercearia, meus avôs me ensinaram o quão importante é poupar 10% do salário. Eu queria ter ouvido! Ao invés disso, terminei gastando meu dinheiro assim que ele caía na conta”, comenta Tara Curie, especialista em serviços ao consumidor.

Seu conselho é: “Não dependa de crédito para substituir sua conta para emergência. Os juros voltarão para assombrá-lo”.

5 – “Gostaria de ter me planejado para despesas que não são mensais”

“Eu gostaria de ter aprendido antes na vida que orçamentos mudam de mês para mês. Eu fazia um planejamento estrito para um mês e daí me frustrava no mês seguinte. Coisas como uma reforma inesperada em casa ou dar uma festa faziam meu orçamento entrar em queda livre. Relutantemente, eu usava minha poupança para cobrir a diferença, o que nunca é um bom hábito”, relata Jennifer Bright Reich, publisher e escritora.

Seu conselho é: “Se você disser para onde seu dinheiro vai, ele ouve. E você está no controle das suas despesas!”.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação