Veja 18 escolhas feitas pelos milionários que o resto das pessoas não faz

Ser rico é fazer uma série de escolhas e decisões que as pessoas não estão acostumadas a tomar

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Ser rico não é algo reservado para alguns poucos sortudos. A colunista do site Business Insider Kathleen Elkins comenta que quase qualquer pessoa pode conseguir ter um patrimônio que valha sete dígitos e muitas vezes isso começa com pensamentos, crenças e escolhas. Assim, ela lista dezoito escolhas que os mais riscos tomam diariamente e que falhamos em emular.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

1 – Estar em controle do próprio sucesso

“Pessoas ricas acreditam na frase ‘eu criei minha vida’, enquanto pessoas normais pensam ‘a vida simplesmente acontece’”, escreve T. Harv Eker, no livro “Secrets of The Millionaire Mind (Segredos da Mente Milionária, em tradução livre). Você deve estar em controle da sua vida financeira para construir sua vida.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Pensar grande

Se não for você, quem vai ser? É assim que gente rica pensa. Eker escreve “pensamento grande e ações grandes levam para ter tanto dinheiro quanto significado na vida”. Enquanto isso, muitas pessoas preferem seguir pensando pequeno em suas vidas.

3 – Se comprometer em alcançar riqueza

Continua depois da publicidade

Muito mais que querer ser rico, gente milionária conscientemente se compromete em terem um patrimônio vasto. “Ficar rico requer foco, coragem, conhecimento, expertise, 100% dos seus esforços, uma atitude de nunca desistir e é claro uma mentalidade rica”, atesta Eker em seu livro. “Se você não estiver completa, total e verdadeiramente comprometido em criar patrimônio, as chances são que você não consiga”.

4 – Fazer exercícios

Thomas Corley, que passou cinco anos pesquisando os hábitos de 177 milionários que construíram seus patrimônios por conta própria descobriu que “76% dos ricos fazem exercícios aeróbicos por 30 minutos ou mais todo dia”. “Exercícios cardíacos não fazem bem apenas para o corpo, mas também para o cérebro”, escreve.

5 – Focar em oportunidades

Ao invés de focar em obstáculos, que é o que a maioria das pessoas faz, os mais ricos focam e capitalizam em oportunidades. “Pessoas ricas percebem crescimento potencial, pessoas pobres perda potencial. Gente rica foca nos prêmios, gente pobre nos riscos”, escreve Eker.

6 – Pavimentar seu próprio caminho

Thomas Corley escreve: “nós desejamos tanto nos misturar, nos acostumar com a sociedade, ser parte do rebanho, que faremos quase tudo para não se destacar em uma multidão”. Contudo “falhar para se separar do rebanho é um dos motivos pelos quais as pessoas nunca conseguem sucesso”. As pessoas de sucesso criam seu próprio rebanho e se destacam, na visão do autor.

7 – Sair com outras pessoas ricas

“Pessoas de sucesso olham para outras pessoas bem sucedidas como motivos para motivá-las”, escreve Eker. “Elas veem outras pessoas bem sucedidas como modelos que podem aprender. Elas dizem para si ‘se eles podem fazer isso, eu posso fazer isso’”. Ao invés de ter inveja de outras pessoas de sucesso, elas são gratas, uma vez que essas pessoas trazem exemplos de como conseguir o sucesso.

8 – Jogar para ganhar

Enquanto pessoas riscas jogam para ganhar, as pessoas normais jogam para não perder. Eker comenta: “o objetivo de toda pessoa realmente rica é ter um patrimônio massivo e em abundância. Não apenas algum dinheiro, mas rios de dinheiro”. Se sua meta é simplesmente ter uma vida confortável, você provavelmente não ficará rico.

9 – Não ser descarrilado por seus problemas

“O segredo para o sucesso não é tentar evitar ou se livrar dos problemas, mas sim crescer por conta própria de uma forma que fique maior que o problema”, escreve Eker. “A rota para a fortuna é cheia de armadilhas e é por isso mesmo que muitas pessoas não a tomam”. Ao invés de focar nos problemas, os super bem sucedidos focam em suas metas.

10 –  Fazer o que ama

“Para as pessoas comuns, parece que os ricos estão trabalhando o tempo todo”, aponta Steve Siebold, que conseguiu ficar milionário com seu trabalho, “mas uma das estratégias mais espertas é fazer o que se ama e achar uma maneira de ser pago para isso”. Por outro lado, pessoas da classe média, geralmente, aceitam empregos que não gostam apenas porque precisam do dinheiro e aprenderam a pensar assim.

11 – Usar dinheiro de outras pessoas

Milionários não têm medo de se financiar com o bolso de outras pessoas. Siebold comenta: “pessoas ricas sabem que não ter solvência suficiente para pessoalmente bancar algo não é relevante. A real questão é ‘isso vale ser comprado, investido ou buscado?’”.

12 – Focar em seu patrimônio

“A verdadeira medida de riqueza é o patrimônio e não a renda do trabalho”, escreve Eker. O patrimônio é o valor financeiro de tudo que você detém. “É a última medida de riqueza porque, se necessário, o que você tem pode ser liquidado em caixa”.

13 – Ser pago por seus resultados

“Não há nada errado em receber um salário estável, ao menos que interfira em sua habilidade de receber aquilo que você vale. Esse é o atrito. Geralmente acontece”, explica Eker. As pessoas mais ricas não têm um teto em suas receitas, nem escolhem serem pagas por seu tempo, mas sim pelo que produzem.

14 – Gerenciar seu dinheiro

“Pessoas ricas não são nem um pouco mais espertas que as pobres, elas apenas têm hábitos financeiros diferentes e melhores”, comenta Eker. “A principal grande diferença entre sucesso financeiro ou fracasso é o quão bem você gerencia seu dinheiro. É simples: para controlar o dinheiro, você precisa gerenciá-lo”. Pessoas comuns escolhem não fazer isso porque acreditam que não têm uma quantia suficiente para tal.

15 – Constantemente aprender e crescer

“Ande na casa de uma pessoa rica e uma das primeiras coisas que você vai ver é uma extensa biblioteca onde eles costumam se educar para ter mais sucesso”, escreve Siebold. Os milionários aprendem como ter sucesso com aqueles que são mais ricos e bem sucedidos que eles. Eles continuam aprendendo mesmo após ter conquistado um sucesso incrível.

16 – Ajudar os outros

“Ajudar outras pessoas com mentes de sucesso para seguirem em frente e alcançarem seuas metas e sonhos ajuda você a se dar bem”, atesta Thomas Corley. “Ninguém consegue o sucesso sem outras pessoas com mentes de sucesso. A melhor maneira de criar seu time é oferecer ajuda para outras pessoas antes”.

17 – Acordar cedo

Praticamente 50% dos milionários que construíram sua fortuna que Corley estudou acordavam ao menos três horas antes de seu trabalho de fato começar. É uma estratégia para lidar com inevitáveis problemas diários, como um encontro que demorou demais, trânsito ou ter que buscar o filho doente na escola.

18 – Tomar riscos calculados

“Alavancagem é a senha da riqueza”, escreve Siebold. “Todo investidor perde dinheiro ocasionalmente, mas os mais ricos sabem que não importa o que aconteça, eles sempre estarão aptos para ganhar ainda mais”.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação