“Tenho 10 mil na poupança, o que fazer com esse dinheiro?”

Inflação alta interfere nos rendimentos da poupança e faz investidor de renda fixa buscar novas alternativas

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Um leitor do InfoMoney disse que possui R$ 10 mil aplicados na caderneta de poupança e gostaria de recomendações sobre como investir este dinheiro da forma mais rentável possível.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

O assessor de investimentos Marcos Almeida, da Private Investimentos, afirma que não é o melhor momento para aplicar na caderneta devido à rentabilidade inferior à taxa de inflação. Segundo ele, isso ocorre porque o rendimento da poupança está em torno de 8% ao ano, enquanto a inflação ultrapassou a casa dos 10% ao ano. Desse modo, investir na caderneta de poupança significa perder poder de compra ao longo do tempo, uma vez que o rendimento da aplicação não está conseguindo acompanhar o aumento dos preços do mercado.

O período de altas taxas básicas de juros, segundo Almeida, é ótimo para o investidor de renda fixa. Com uma perspectiva de aumento das taxas, o assessor sugere a alocação em CDBs (Certificados de Depósitos Bancários), LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), títulos do Tesouro Direto e fundos de investimentos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O que vai depender de como alocar [os ativos] é o seu prazo de liquidez, ou seja, o quanto seu capital pode ficar preso. Se ele for uma reserva de emergência, por exemplo, deve ser alocado em investimentos que permitam uma retirada a qualquer momento. Caso contrário, você pode aumentar o prazo e consequentemente, a rentabilidade”, afirma.

Para Renato Couto Ojima, consultor da Império Investimentos, as melhores opções, nesse caso, seriam o investimento em CDB com liquidez diária de bancos, ou a alocação em fundos de investimento DI, que investem em títulos atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Como ambos garantem retornos superiores à poupança e permitem uma liquidez diária, o assessor afirma que é um investimento para quem busca segurança e maior rentabilidade.

Leia também:

Continua depois da publicidade

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação