O que rende mais: LCI que paga 80% do CDI ou Tesouro Selic?

A diferença entre os dois investimentos não é tão grande, de acordo com assessor de investimentos

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Um leitor do InfoMoney enviou uma pergunta para a plataforma Ganhe Mais em que questiona o que seria mais interessante: uma LCI (Letra de Crédito Imobiliário) a 80% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou o título Tesouro Selic do Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Marcos Almeida, da Private Investimentos, comenta que a diferença entre ambos é muito pouca. “O que vai influenciar é seu prazo pois o Tesouro Selic é tributado pela alíquota regressiva, enquanto a LCI é isenta de IR”, comenta o assessor de investimentos.

Quanto mais tempo o investidor ficar no Tesouro Selic, maior será sua rentabilidade. Ela começa em 0,88% ao mês para investimentos com prazo menor que seis meses e sobe até chegar em 0,96% ao mês para um prazo maior de dois anos, quando a alíquota do Imposto de Renda cai para 15%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já a rentabilidade da LCI nesse caso será de 0,9% ao mês, considerando um CDI na casa de 14,13%, de acordo com cálculos do assessor de investimentos. “Notamos que para prazos maiores o Tesouro Selic ganha da taxa de 80% de uma opção isenta como a LCI. Acredito que esta taxa é para prazos bem pequenos, pois existem emissões de LCA e LCI que são acima de 87% ao ano”, comenta o assessor de investimentos.

“Indicaria alguns títulos privados para diversificar a carteira e rentabilizar mais. Como debêntures incentivadas, que são isentas e pagam taxas acima da inflação, podendo rentabilizar até 20% ao ano líquido. Julgo interessante pela alta da inflação e por proteger o investidor da perda do poder de compra”, aconselha ainda Marcos.

Leia também:

Continua depois da publicidade

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação