Assessor de investimentos mostra quando o Tesouro Direto pode ser uma fria

Investimento no programa de compra e venda de títulos públicos nem sempre é uma boa

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O Tesouro Direto é constantemente indicado para o investidor iniciante ou com pouco capital para aplica. Afinal, o programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal, requer um investimento mínimo de R$ 30,00 e com o patamar atual de juros, seus títulos trazem uma rentabilidade interessante. No entanto, quando ele pode ser uma fria?

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Max Scatimburgo, assessor de investimentos da Atlas Invest, explica que é importante que o investidor entenda bem o funcionamento dos títulos, preferencialmente com algum especialista aconselhando as melhores opções, antes de investir seu dinheiro.

“Os títulos públicos estão entre os investimentos de menor risco de ‘solvência’, mas é importante entender a sua dinâmica no dia a dia pois a rentabilidade informada no momento da compra é garantida somente se o investidor ficar com o título até o seu vencimento. Se vendê-lo antes do vencimento, a rentabilidade poderá ser diferente”, relata Max.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O assessor explica que isso acontece porque o preço dos títulos são preços “de mercado” e que podem oscilar conforme mudarem as expectativas de juros pelos agentes financeiros. “Um aumento na taxa de juros de mercado em relação à taxa que foi comprada pelo investidor fará com que, em um determinado período, o título tenha uma rentabilidade inferior à informada na compra. Uma queda na taxa tem o efeito inverso”, aponta.

Assim, caso o investidor escolha investir em títulos com rentabilidade prefixada, como o Tesouro Prefixado, ou parcialmente prefixada, como o Tesouro IPCA+, ele precisa entender que, para ter a rentabilidade garantida, precisará ficar com o título até seu vencimento.

Caso ele venda antes disso, pode acabar embolsando prejuízo, se fizer a operação de maneira incorreta ou sem a orientação necessária e o investimento se torna, na prática, uma fria. Para iniciantes ou pessoas que precisam de liquidez em seus investimentos, o título mais indicado é o Tesouro Selic, que é totalmente pós-fixado e, com isso, não conta com a chamada “marcação a mercado” e permite resgates a qualquer momento sem risco de prejuízo.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra