Crise cria oportunidade de alto rendimento com segurança na renda fixa

É possível obter rentabilidade acima de 1% ao mês de forma segura”, diz o consultor financeiro Rafael Seabra

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – A crise econômica afeta a vida de todas as pessoas e impacta negativamente o crescimento e o desenvolvimento do país. O juro alto, por exemplo, é considerado um sinal de que a economia vai mal e a inflação precisa ser controlada. Por outro lado, o investidor pode (e deve) aproveitar o momento para fazer aplicações rentáveis com risco mais baixo.

“As melhores oportunidades em investimentos também surgem em momentos de crise. Não só no mercado de ações, onde existem verdadeiras barganhas, mas também na renda fixa. É possível obter rentabilidade acima de 1% ao mês de forma segura”, diz o consultor financeiro Rafael Seabra.

Entre os melhores investimentos para aproveitar o juro alto estão aqueles com remuneração atrelada à taxa básica de juro ou ao CDI (certificado de depósito interbancário), que oscila próximo da Selic. “LCI (letra de crédito imobiliário) ou LCA (letras de crédito do agronegócio) são ótimas alternativas que têm atraído atenção dos investidores pela isenção de IR e proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para valores até 250 mil (por instituição e CPF). O ideal é buscar papéis que paguem ao menos 95% do CDI”, diz o assessor de investimentos Daniel Zamboni, da br Investe. Outra alternativa são os CDBs (certificado de depósito bancário), que também possuem proteção do FGC. “Atualmente, bons CDBs rendem até 120% do CDI”, diz Zamboni.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao mesmo tempo, com a inflação elevada, é importante se atentar para o ganho real da aplicação e não apenas à rentabilidade nominal. Isso porque o seu dinheiro perde valor ao longo do tempo e não adianta ter uma rentabilidade alta se a inflação for igual ou maior do que os rendimentos. Por isso Seabra lembra que é interessante montar uma carteira de investimentos diversificada, que contenha títulos atrelados à inflação, como o Tesouro IPCA+, negociado no Tesouro Direto. O papel paga a inflação medida pelo IPCA mais uma taxa que atualmente ultrapassa os 7% ao ano.

Quem optar por títulos de inflação deve lembrar que estes papéis possuem muita volatilidade – seu preço muda diariamente de acordo com a oscilação dos juros futuros. Se precisar vender antes do vencimento, portanto, o investidor fica sujeito ao preço de mercado do dia e pode inclusive perder dinheiro. Já se esperar até o vencimento, o recebimento da taxa que foi definida na hora da compra está garantido. Então o ideal é sempre adequar o investimento com seus objetivos e se programar para usar o dinheiro apenas após o vencimento do papel.

Seabra lista algumas vantagens dos títulos do Tesouro Direto:

Continua depois da publicidade

 • Boa rentabilidade – quando escolhido da forma correta, a rentabilidade destes papéis é muito superior à caderneta de poupança

• Baixo risco – é a única aplicação financeira garantida pelo Tesouro Nacional. É o investimento mais seguro do mercado do ponto de vista de risco de crédito

• Boa liquidez – é possível resgatar o dinheiro a qualquer momento, sem a necessidade de aguardar até o vencimento (lembrando que se resgatar antes do prazo você vai estar exposto ao risco de mercado, ou seja, a oscilação de preço do título)

Continua depois da publicidade

• Baixo investimento inicial – o investidor pode comprar a partir de 1% do preço unitário de um título. Com menos de R$ 100 é possível começar a investir

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Publicidade

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Continua depois da publicidade

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Publicidade

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip