Pré ou pós-fixado? Veja como ganhar mais com a renda fixa em 2016

Estratégia prefixada é mais arriscada, mas também pode trazer muito mais lucro para o investidor

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Não há dúvida de que a renda fixa é a modalidade de investimento que mais se beneficia com as constantes altas de juros no Brasil. No entanto, dentro dela, ainda existe a possibilidade de aplicar em títulos pós-fixados ou prefixados. No cenário atual, quais seriam as melhores escolhas?

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Nathaniel Bloomfield, sócio-diretor da Confiança Investimentos, explica que os ativos de renda fixa prefixados são mais indicados para momentos em que se observa o fim de um ciclo de alta na taxa de juros. “Afinal, travamos uma taxa alta enquanto a taxa do mercado começa a cair, dessa maneira nosso título fica valorizado”, relata.

Os ativos pós-fixados, por sua vez, são mais defensivos e conservadores, pois “vão se adaptando às condições do mercado. São ideais para quem quer investir pensando no longo prazo”, explica Bloomfield.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O sócio da Alta Vista Investimentos, André Albo, acredita que não há como cravar uma “decisão de investimento definitiva, uma vez que não há clareza quanto ao cenário”. Assim, o ideal é diversificar as estratégias.

“Por exemplo, o relatório Focus prevê uma Selic a 15,5% para o fim de 2016, o que mostra uma oportunidade nos títulos pós-fixados, uma vez que hoje temos a Selic a 14,25%. Por outro lado, as taxas pré também encontram-se bastante esticadas, o que pode representar uma ótima janela de entrada para quem quiser garantir um retorno elevado em um prazo de um a três anos”, comenta.

Uma carteira adequada, na visão do assessor de investimentos, deve mesclar as duas categorias de investimento e também os títulos com rentabilidade atrelada ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), sempre respeitando o perfil de cada investidor.

Continua depois da publicidade

Alexandre Amorim, sócio da consultoria de investimentos Par Mais, segue a mesma linha de pensamento: os títulos prefixados servem para apenas uma parte da carteira destinada para um risco mais elevado. No entanto, ele crava: “há prêmio para se investir em pré”. Ele ainda atesta que pode haver mais volatilidade no futuro próximo e, assim, momentos melhores de compra para esses títulos.

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra