Veja 11 boas dicas sobre dinheiro e investimentos para mudar sua vida

Investir automaticamente todo mês é um dos conselhos de planejador financeiro

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Muitas pessoas têm uma boa receita mensal, com salário alto, mas acabam se enrolando na hora de pagar as contas e passando por dificuldades financeiras. No entanto, quais seriam os melhores conselhos para investir melhor? O planejador financeiro Alan Moore listou as opções em uma matéria para o site Business Insider que você confere a seguir.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

1 – Pague você mesmo antes de tudo
Ao receber o salário, antes mesmo de começar a pagar as contas, Moore recomenda que o investidor guarde dinheiro para aplicar. Ele ainda explica que isso pode ser feito de maneira automática, programando a conta para guardar dinheiro todo mês.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Foque em sua receita
Muitas vezes pensamos apenas nas despesas e em quanto podemos cortar. No entanto, nós não percebemos o quanto de dinheiro guardamos, aponta o planejador financeiro. Seja fazendo um serviço extra, ou ainda pedindo um aumento, existem várias maneiras de se conseguir mais dinheiro.

3 – Invista em você mesmo antes de poupar para a aposentadoria
A maior taxa de retorno que se pode conseguir é investindo em você mesmo. O planejador explica que ganhando mais certificações, voltando aos estudos ou qualquer outra coisa que possa ajudar a carreira e a, consequentemente, ganhar mais dinheiro é prioritário.

4 – O empreendedorismo é o melhor caminho para a independência financeira
Quando você toma o controle de sua carreira, ou de seu emprego e receita, você pode genuinamente viver a independência financeira. Ao trabalhar em um emprego com um patrão, você está, basicamente, ajudando outra pessoa a se tornar financeiramente independente, crava Moore.

Continua depois da publicidade

5 – Viva o dia, mas poupe para amanhã
Os planejadores financeiros focam muito no dia de amanhã, sempre pensando em aposentadoria e no que virá no futuro, mas Moore acredita que é muito importante também focar no dia de hoje e naquilo que está à mão. Assim, ele aconselha que você curta sua vida, tire férias e passe um tempo com a sua família.

6 – Veja onde você gasta
O planejador financeiro conta que não é fã de orçamentos tradicionais, mas anotar os gastos é algo muito importante, pois permite ver para onde o dinheiro estás indo. No final do mês, você será capaz de dizer para onde todo dinheiro está indo e onde fazer ajustes.

7 – Não compre uma casa
Moore conta que passa mais tempo falando com as pessoas mais jovens para não comprar casas do que qualquer outra coisa. Ele sabe que isso é o sonho de muita gente é a casa própria e que aprendemos que isso é mais barato que alugar – mas, honestamente, nem sempre isso é verdade. Comprar uma casa é uma boa maneira de prejudicar as finanças com todos os gastos, além de um imóvel não ter boa liquidez.

8 – Sempre aproveite dinheiro de graça
Se a sua empresa tem um fundo de pensão e ainda faz aportes mensais nele proporcionais a seus investimentos, a melhor decisão que você pode tomar é aderir e assim conseguir uma rentabilidade ainda maior.

9 – Viva abaixo da sua receita
As pessoas têm o hábito de, quanto mais dinheiro conseguirem ganhar, mais gastam. No entanto, Moore afirma que o ideal seria gastar, no máximo, 50% a 60% da receita. Isso parece louco, mas basta pensar que o dinheiro que você faz hoje provavelmente é menor do que o que fazia há alguns anos.

10 – Evite qualquer tipo de dívida
O planejador financeiro afirma que fica cansado com a conversa sobre “boas dívidas” ou “dívidas ruins”. Você consegue viver toda sua vida sem nenhuma dívida e, provavelmente, vai ser mais feliz e ter mais saúde financeira.

11 – Trabalhe com um planejador financeiro
Você precisa entender que o planejador financeiro não é sobre conhecimento ou fatos, afirma Moore. Para ele, o planejamento financeiro é sobre ajudar a tomar boas decisões financeiras e gerenciar o comportamento financeiro, atesta.

 

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra