Investimento em imóveis é uma má ideia; veja motivos

Para assessor de investimentos existem alternativas mais rentáveis na renda fixa

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O investimento em imóveis é um dos preferidos da população brasileira. É muito comum ter algum parente ou o próprio investidor comprar imóveis para alugar ou mesmo para lucrar com sua valorização. Quem adotou essa estratégia na última década certamente não se deu mal. “Nos últimos dez anos ou mais, sem sombra de dúvida os investimentos no mercado imobiliário foram maravilhosos”, aponta o assessor de investimentos da Criteria Investimentos Pedro Puga.

Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais

No entanto, no momento atual, o assessor não considera o investimento em imóveis como uma boa alternativa. Ele aponta uma série de fatores que prejudicam esse tipo de investimento atualmente, como a alta taxa de juros, o crédito escasso e caro, o excesso de oferta de imóveis e a baixa liquidez.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Vale mencionar o momento de incertezas no Brasil e a insegurança no mercado de trabalho. Hoje com uma eventual perda de emprego, poderá surgir a necessidade imediata do recurso, que acarretaria em uma venda forçada a um valor bem abaixo do mercado”, aponta.

Além disso, ao comparar a renda que é possível conseguir com um aluguel com produtos de renda fixa, Pedro afirma que a segunda opção é bem mais interessante. “Hoje você tem produtos seguros no mercado de renda fixa, com uma remuneração líquida acima de 1% ao mês, contra um aluguel de 0.3 % a 0.5% de retorno, fora o alto risco de vacância que originaria um custo de condomínio, IPTU, manutenção e as expectativas no médio prazo de uma desvalorização do imóvel”, compara.

“Vale mencionar que boas oportunidades estão surgindo no mercado imobiliário, visto o grande estoque de imóveis prontos, consequentemente bons descontos para quem tem o dinheiro na mão”, encerra o assessor de investimentos.

Continua depois da publicidade

Leia também

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra