Não sabe onde investir com crise? Veja recomendações de 5 especialistas

Especialistas fazem sugestões tanto para a renda fixa, quanto para o mercado de ações

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O momento atual é de bastante turbulência na economia brasileira, com economia em recessão, inflação alta e desemprego subindo. Nesse cenário, o que o investidor pode fazer para conseguir proteção e boa rentabilidade em seus investimentos? O InfoMoney conversou com diversos especialistas para saber a resposta e fica claro que oportunidades não faltam para o investidor.

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais

Aldo Pessagno, assessor de investimentos da Manhattan Investimentos e CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, destaca que uma boa opção de investimento são os títulos de renda fixa pós fixados, que serve como um “porto seguro” da carteira de investimentos e que, no momento atual, trazem uma boa rentabilidade para o investidor.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bruno Setti, assessor de investimentos da Criteria Investimentos, mesmo com as altas taxas de títulos prefixados que podem ser encontradas em títulos públicos e privados, o investidor deve manter uma estratégia mais voltada para os títulos pós-fixados. “Só aplica em prefixado quem acredita que o país vai melhorar e as taxas vão cair”, relata.

Para quem quer lucrar com o dólar, a assessora de investimentos da Praisce Capital e CFP Licelys Marques atesta que o investimento mais adequado são os fundos cambiais, que são uma aplicação barata e simples. “O único cuidado especial é em relação ao resgate, que não deve acontecer em menos de 30 dias, para evitar a cobrança de IOF”, aconselha.

E em relação à bolsa? O que o investidor pode esperar. Para o assessor de investimentos da Fatorial Investimentos e CFP Jansen Costa, a bolsa atualmente não está barata, com um P/L (preço sobre lucro) de cerca de 10,5 vezes, no entanto existem papéis com múltiplos interessantes que podem ser encontrados.

Continua depois da publicidade

O especialista cita papéis recomendados por especialistas da XP Investimentos como boas alternativas de investimento em bolsa: Itaúsa (ITSA4), BB Seguridade (BBSE3), Cielo (CIEL3) e Suzano (SUZB5). “Apesar do cenário desafiador, tanto político quanto econômico no Brasil, existem oportunidades de ações atrativas”, atesta Jansen.

O assessor de investimentos da RP Capital Investimentos Felipe Borba também ressalta que esse é o momento do investidor começar a alocar parte de seu portfólio em bolsa, mas pondera que o investidor não coloque a totalidade de seu capital em renda variável, mas sim algo em torno de 15% a 20%.

Leia também

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra