Especialista mostra investimentos imperdíveis neste momento; “tem que sair do comodismo”

A estratégia de buscar investimentos atrelados ao IPCA é elogiada por Claudio de Lucca

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Com a inflação chegando quase na casa dos dois dígitos em 2015, juros em alta e possibilidade de perda de grau de investimento do Brasil, qual seria a grande oportunidade de investimento. De acordo com Claudio Eduardo de Lucca, agente autônomo da Valor a Mais, não adianta remar contra a corrente: a grande oportunidade de investimento se encontra em aplicações que tenham o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em sua rentabilidade.

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais 

Uma das principais alternativas levantadas pelo especialista é o investimento em LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) que tenha sua rentabilidade atrelada ao IPCA. Esse título é isento de cobrança de imposto de renda e conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para aplicações até R$ 250 mil por investidor, a mesma da poupança.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Claudio relata que é possível encontrar títulos que paguem uma rentabilidade real de 6,4%, o que faz com que sejam uma boa escolha para proteger o investidor da inflação e, ao mesmo tempo, garantir uma boa rentabilidade. Nesse caso, o investidor precisa ficar atento apenas com o vencimento do título, uma vez que aplicações como essa normalmente permitem resgate apenas a partir de um, dois ou até três anos após sua emissão.

Além disso, o investidor deve se dar ao trabalho de procurar bons investimentos fora de seu banco, em corretoras. “O investidor tem que procurar hoje melhor rentabilidade, como a inflação disparou, ele tem que sair daquela coisa comodista de ficar na poupança em investimentos que rendem pouco e procurar investimentos que rendem mais”, crava.

Outro problema que ele percebe é de investidores que até buscam os melhores investimentos, como uma LCA, por exemplo, mas falham na hora de buscar as melhores taxas de rentabilidade. Um bom conselho para buscar melhores oportunidades de investimento é ter uma boa assessoria de investimento, que ajude a achar boas alternativas.

Continua depois da publicidade

Para o investidor que pensa mais no longo prazo, o especialista sugere o Tesouro IPCA+, título do Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal, uma vez que é possível lucrar com uma marcação a mercado no futuro e, mesmo que isso não aconteça, também é possível garantir a rentabilidade até o vencimento do título.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

Para quem pensa em investir na bolsa, Claudio recomenda a aplicação em produtos estruturados, que permitam que o investidor consiga se proteger com mais eficiência e evitar riscos em um momento de fortes quedas no mercado acionário.

Leia também

Tire suas dúvidas sobre investimentos com o editor-chefe do InfoMoney

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra