Descubra como ganhar muito mais que a poupança com qualquer quantia de dinheiro

Existem alternativas que são tão seguras quanto a poupança para diversas faixas de investimento

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A poupança dificilmente pode ser considerado um bom investimento em 2015, ainda mais quando se leva em conta a expectativa de que a inflação nesse ano supere os 9%. No entanto, onde se deve investir ainda? O InfoMoney conversou com Thiago Luis de Souza, sócio da Monte Bravo Investimentos, que listou investimentos que rendem mais que a poupança para quem tem pouco dinheiro para poupar ou para quem tem mais recursos disponíveis.

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais e tenha acesso a uma rede de centenas de planejadores financeiros certificados e capacitados 

Baixo valor de entrada
Para quem tem pouco dinheiro, uma das alternativas recomendadas pelo especialista é o Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal. O programa, conforme aponta Thiago, é, em tese, o mais seguro do país, uma vez que é garantido pelo governo federal, o melhor credor que existe aqui.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, é possível aplicar com diferentes estratégias no programa. “Dá para aplicar em títulos com rentabilidade atrelada à Selic, que, no momento, está a 14,25%, ou ainda em títulos prefixados e também em títulos com rentabilidade atrelada à inflação”, relata. Outra vantagem do investimento apontada pelo especialista é que, além de sua alta rentabilidade, ele permite valores de acesso muito baixos, chegando a R$ 30,00.

Ao investir no Tesouro Direto, o investidor precisa apenas manter a atenção para o prazo do título que comprar. Apesar de ter liquidez diária, o investidor que sair antes do vencimento de um título está sujeito ao preço do mercado, o que pode acarretar, eventualmente, em prejuízo. Assim, o melhor é saber bem o prazo do investimento e contar com uma boa assessoria de investimentos.

Outra opção listada por Thiago são os fundos DI. Esses fundos têm seu desempenho atrelado ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e por isso se beneficiam diretamente do patamar mais elevado de juros. Além disso, esses fundos também costumam ter um valor de entrada acessível.

Continua depois da publicidade

Nesse caso, como todos os fundos DI terão rentabilidade extremamente semelhante, o investidor precisa ficar atento às taxas cobradas por esses fundos. A maioria dos planejadores financeiros sugere a aplicação apenas em fundos com uma taxa de administração de 1% ou menos.

Valor médio de entrada
Uma opção intermediária de investimento que é tão seguro quando a poupança é a aplicação em CDB (Certificado de Depósito Bancário). “Existem CDB com rentabilidade acima de 100% do CDI e com liquidez. Para quem tiver mais tempo, é possível aplicar sem liquidez em títulos bancários e ter rentabilidade bem mais alta”, relata o especialista.

Os CDB contam com a mesma proteção que a poupança, que é a do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para aplicações de até R$ 250 mil por investidor por instituição financeira em caso de falência. Assim, eles podem ser uma das alternativas de diversificação para quem queira ter uma rentabilidade mais interessante na carteira.

Existem vários CDB com um preço relativamente acessível que combinam liquidez diária e uma rentabilidade interessante. No entanto, para ter uma rentabilidade mais forte, provavelmente será necessário abrir mão da liquidez ou então ter disponível uma quantia maior de dinheiro para aplicar.

Alto valor de entrada
Outra opção já com um valor maior de entrada recomendada pelo sócio da Monte Bravo Investimentos são as debêntures incentivadas. Esse investimento é isento de imposto de renda e, geralmente, tem sua rentabilidade atrelada ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Nesse caso, mais uma vez é importante que o investidor saiba seu horizonte de investimento e que, também, busque uma assessoria de investimentos para assim evitar dores de cabeça no futuro. As debêntures são títulos privados de dívida de empresas que, por isso, acabam tendo um risco maior e exigem do investidor pesquisa e estudo mais aprofundados antes de fazer a aplicação. Além disso elas não contam com a garantia do FGC, por isso é recomendado que o investidor aplique um percentual pequeno da carteira neste tipo de título.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui