Especialistas mostram qual é o melhor investimento para o longo prazo

Investimento é seguro e permite aplicações mínimas de R$ 30,00

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Investir para a aposentadoria é um hábito que nem todos brasileiros mantêm com a devida regularidade. No entanto, esse hábito pode ser a diferença entre um bom descanso, com passeios e viagens para uma velhice cheia de problemas e dores de cabeça. No entanto, qual seria o melhor investimento para a aposentadoria para um jovem que seja conservador em seus investimentos?

Para André Arantes, planejador financeiro da Clamber Investimentos, os títulos do Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal, acabam sendo a opção mais interessante. “É possível achar títulos com taxas bem atrativas, como o Tesouro IPCA+, que paga a inflação mais uma taxa de juros real, que atualmente está na casa de 6%”, relata.

Flávio Pereira Mattedi, da Valor Investimentos, segue a mesma linha de pensamento. Ele, no entanto, alerta que as taxas mudam ao longo dos anos e nem sempre esse será o investimento mais vantajoso. “Para quem tem uma grande quantia e vai colocar de uma vez pode ser interessante, agora quem for colocando um pouco a cada mês tem que ficar atento”, aponta.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além de sua rentabilidade, outro fator que faz com que o Tesouro Direto seja um investimento atrativo é a sua segurança, uma vez que esse, em tese, é o investimento mais seguro do país. A liquidez do investimento é diária, o que faz com que essa seja outra vantagem dele. O Tesouro Direto, no entanto, não é um investimento isento de imposto de renda, mas a alíquota cobrada é menor conforme o tempo de investimento, chegando a 15% para aplicações superiores a dois anos.

Marcellus Schneider, que é consultor financeiro da Personal Investimentos também sugere o Tesouro IPCA+, mas indica uma diversificação de investimentos para quem mira uma aposentadoria tranquila. “O CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e as Debêntures Incentivadas também são boas opções de investimento com uma boa remuneração”, relata.

Contudo, todos os planejadores financeiros que o InfoMoney conversou destacam que, para escolher o melhor investimento, é necessário buscar uma assessoria de investimentos profissional e estar sempre atento a eventuais mudanças no mercado. “É preciso escolher bem os investimentos e não olhar apenas para o passado, mas sim para o futuro e ver quais são as principais tendências do mercado”, atesta Schneider.