Recebi R$ 500 mil de herança; onde aplicar este valor?

Rafael Carlos Vieira da Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho uma quantia de aproximadamente R$ 500 mil investidos no VGBL. Esse dinheiro é a herança que recebi do meu pai. Penso em no futuro (mínimo 3 anos) investir parte deste dinheiro na abertura de um negócio. O VGBL é o melhor investimento neste período?

Leitora: Luciana

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Rafael Carlos Vieira da Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Olá Luciana,

O valor que você tem acumulado é ótimo, pois lhe permite negociar investimentos bem rentáveis. Para uma aplicação que será resgatada daqui a três anos temos a preocupação de liquidez, na data planejada eles têm que estar disponíveis para resgate e a preço justo, o que restringe a um ambiente mais conservador.

Continua depois da publicidade

O ideal é buscar mais detalhes sobre o seu plano VGBL em questão, mas na maioria das vezes, os papéis que compões os fundos, onde são alocadas as captações em VGBL, tem um horizonte de investimento muito longo, sendo um risco grande de que, no momento que você mais precise não esteja interessante para resgatar, assim a solução é diversificar um pouco mais esse capital.

Ao aplicar essa quantia financeira as opções são grandes, mas as LCI e LCA têm vencimentos que passam de 720 dias e para um investimento desse porte encontra-se facilmente 100% do CDI em rentabilidade além de ser isentas de imposto de renda, são extremamente atrativas. Porém é muito importante não alocar mais de 200 mil em um mesmo banco para que, caso haja um problema financeiro do banco que emitiu, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) fará o ressarcimento.

Mais uma boa opção é o titulo Tesouro IPCA + (NTN-B Principal), esta que é negociada a uma rentabilidade por volta de 6% ao ano mais inflação, nesse caso precisa-se lembrar de carregar os papéis até o vencimento, pois a rentabilidade pode ficar comprometida se vendido antes. Um ponto para prestar atenção é o valor de custódia da instituição que fará a intermediação da compra, o ideal seria 0,5% ao ano ou menos. Esta ultima tem Imposto de Renda retido na fonte conforme a tabela regressiva para investimentos em renda fixa.

Um abraço e sucesso

Rafael Carlos Vieira da Silva é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta