Tenho 16 anos e quero começar a investir R$ 350 por mês; como fazer isso?

Lívia Mansur, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 16 anos e decidi a algum tempo que não quero entrar na “corrida de ratos”, acredito que muitos jovens vêm pensando no mesmo. Hoje consigo guardar R$ 350,00 por mês, cerca de 50% do meu salário e venho investindo na poupança, mas estou insatisfeito – com a inflação no patamar em que está, não tenho quase que nenhum retorno. Afinal, consigo, sendo menor de idade, aplicar em outra opção? Ou guardo o dinheiro até chegar em uma quantia considerável para abrir um negócio no futuro? Ou ainda, seria melhor investir em cursos para a minha capacitação?

Leitor: Keyton

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Lívia Mansur, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF

Keyton, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela disciplina de poupar uma parcela tão grande do seu salário sendo ainda bem novo. Sem dúvida, quanto mais cedo você começar a poupar, mais irá acumular, seja pra investir em um negócio próprio, seja pra investir em sua carreira. Uma alternativa de investimento segura e que proteja seus recursos da inflação são as Notas do Tesouro Nacional série B.

Essas NTN-B, remuneram para o investidor inflação (IPCA) mais uma taxa fixa. Como você não precisa de rendimentos mensais e ainda está no período de acumulação, minha sugestão seria a NTN-B principal. A NTN-B Principal com vencimento em 2019, por exemplo, remunera atualmente aproximadamente IPCA + 5,7%. Sendo assim, você estaria ganhando 5,7% ao ano acima da inflação até o vencimento.

Continua depois da publicidade

Quanto mais longo o prazo da NTN-B que você escolher, maior será a rentabilidade. Mas atenção, verifique o valor da taxa cobrada pela sua corretora para custodiar (guardar) esse investimento pra você. Se essa taxa for muito alta, tornará o investimento menos vantajoso do que a poupança.

Lívia Mansur é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta