LCI e LCA crescem entre clientes de varejo, mostra Anbima

A fatia das letras de crédito aumentou em mais de cinco vezes no varejo entre 2011 e 2014

Leonardo Pires Uller

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SÃO PAULO – Os clientes de varejo estão investindo mais nas letras de crédito. De acordo com dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), em setembro de 2014, as LCI e LCA (letras de crédito imobiliário e letras de crédito do agronegócio, respectivamente) representavam uma fatia de 25,2% do total do varejo brasileiro, enquanto em dezembro de 2011 esses produtos ocupavam uma parcela de apenas 4,8%.

Em relatório, a Anbima destaca que as LCI e LCA, que são isentas de imposto de renda, superaram os CDB (Certificados de Depósito Bancário), que recuaram de 36,1% para 20,9% no portfólio destes clientes de dezembro de 2011 a setembro de 2014.

A liderança, no entanto, segue com os fundos de investimentos, que tiveram sua parcela diminuída de 51,5% para 44,6% no mesmo período. “Neste período mais recente, contudo, a recuperação da captação líquida dos fundos no Varejo contribuiu para manter relativamente estável a participação dos fundos no portfólio desses investidores, o que é significativo em um segmento que é mais pulverizado, além de se tratar de um produto que não conta com  incentivo tributário nem com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)”, afirma a Anbima.