Título de renda fixa paga quase 15% ao ano; conheça

As letras de câmbio são uma espécie de CDB emitidos por financeiras para se capitalizarem

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – Com a taxa de juro mais alta, as aplicações de renda fixa também ficam mais atrativas e estão oferecendo um rendimento maior. Na plataforma da XP Investimentos estão disponíveis duas letras de câmbio (LC) da Omni. Uma com vencimento em 17 de dezembro de 2015, que paga uma taxa prefixada de 14,6% ao ano, e outra que vence em 7 de dezembro de 2016, com rendimento de 14,9% ao ano.

As letras têm rating (classificação de risco) BBB- pela agência Fitch. Vale lembrar que as letras de câmbio são garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o valor máximo de R$ 250 mil por CPF. Isso quer dizer que se a instituição financeira que emitiu a letra tiver problemas de solvência, as aplicações são garantidas pelo fundo até este valor.

A quantidade mínima de compra é de 10 letras de câmbio, com preço unitário de R$ 1.000.

Continua depois da publicidade

Considerando que a LTN (título prefixado do Tesouro Direto), com vencimento em janeiro de 2017, pagava nesta quarta-feira (17) taxa de 12,77% ao ano, a LC que vence em 2016 tem um prêmio de risco de 2,1 ponto percentual sobre o título público. Nesta conta é preciso lembrar que a LTN possui liquidez semanal, enquanto a letra de câmbio precisa ser carregada até o vencimento. Portanto, a aplicação é interessante para quem não se importa em correr risco de taxa de juros por um prazo de um ou dois anos.

O risco de crédito do Tesouro Direto também é muito menor, mas a garantia do FGC conta a favor da LC.

O que são letras de câmbio
As letras de câmbio, apesar do nome, não têm nenhuma relação com aplicações em moedas internacionais. Elas são uma espécie de CDB emitidos por financeiras e vendidos ao investidor em troca de uma remuneração. Como as financeiras possuem um risco de crédito maior que os grandes bancos, pagam rendimentos também superiores aos investidores.