Alta do juros pode enganar investidores do Tesouro Direto; saiba onde investir

Na noite da última quarta-feira, o Copom decidiu elevar mais uma vez a Selic, de 11,25% ao ano para 11,75%

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – Na noite da última quarta-feira, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu elevar mais uma vez a Selic, de 11,25% ao ano para 11,75%. A decisão, que influencia muito nos investimentos, pode levar investidores a cometerem equívocos na hora de tomar uma decisão.

É comum investidores acharem que a alta do juros torna os títulos pós-fixados atrelados à Selic (LFTs) interessantes, no entanto, Richard Rytenband, economista e especialista em análise de métodos quantitativos, esclareceu que a taxa efetiva pouco influencia no desempenho destes papéis e que o correto é o investidor ficar atento à curva de juros futuros.

Mesmo com a alta da taxa, a ponta da curva futura do juros está começando a embicar para baixo, então isso torna os papéis pré-fixados (LTN e NTN-F) e os títulos atrelados ao IPCA (NTN-B e NTN-B Principal) muito mais interessantes, visto que quando a taxa cai (na curva e não a efetiva) o preço do papel sobe e, assim, o investidor pode ganhar nesta valorização, ao vender o título antes do vencimento.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira a imagem abaixo:

Pré x Pós

Este é o gráfico do retorno acumulado ao longo do ano da LFT 2017 (pós), curva azul e a LTN 2017 (pré), curva laranja, apresentado pelo especialista.

Segundo o gráfico, praticamente o ano todo o pré ganhou e, muitas vezes, com sobras do pós. “E mesmo sendo ano eleitoral, nem com a recente volatilidade o pós ultrapassou o pré, aliás, pelo contrário, nas últimas semanas a distância voltou a crescer”, analisou Rytenband. “E, enquanto isso, ao longo do ano, muitos especialistas recomendavam justamente o pós. Eles diziam: ‘a tendência da taxa básica de juros é de alta, por isso o pós é melhor’. Ok, mas este movimento vai impactar de que forma a curva de juros? Parte mais curta? Mais longa? Isso é mais importante”, explicou.

Continua depois da publicidade

De acordo com ele, é importante analisar o risco retorno de cada um dos instrumentos de renda fixa e não se basear somente no movimento da Selic efetiva. “Pelo visto, a taxa básica Selic vai continuar subindo, mas os juros futuros, principalmente os mais longos, estão em forte queda. Os investidores não podem se enganar neste momento, as melhores apostas são em LTNs e NTN-Bs”, concluiu.