Tesouro Direto é tão seguro assim? Fraude recente indica que não

No dia 11 de setembro, a corretora Corval sofreu uma liquidação extrajudicial e mostrou que o Tesouro Direto pode não ser tão seguro quanto as pessoas pensam

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – No dia 11 de setembro, a corretora Corval sofreu uma liquidação extrajudicial e mostrou que o Tesouro Direto pode não ser tão seguro quanto as pessoas pensam, afinal, a instituição fazia transferências dos papéis dos clientes para fazer operações próprias.

O mecanismo de proteção do Tesouro Direto é a da propriedade dos papéis em nome do investidor na Central Depositária da BM&FBovespa. Isso garante o cliente caso a instituição pela qual ele comprou seu papel quebre. No entanto, se a corretora transfere os títulos para a sua propriedade e ela quebra, o investidor perde tudo.

O maior atrativo da corretora neste quesito é que ela não cobrava taxa de administração para títulos do Tesouro Direto, assim conseguindo mais clientes e tendo mais formas de substituir recursos, encobrindo desvios de outras operações.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O InfoMoney entrou em contato com a corretora e com o Tesouro Direto, mas ambos não quiseram comentar sobre o assunto.

A fraude pode fazer com que investidores comecem a ficar desconfiados de suas corretoras na hora de investir no Tesouro Direto, no entanto, vale lembrar que é possível se blindar disso, pesquisando sobre a corretora antes de transferir os recursos para ela. Se a instituição possuir os selos do PQO, que é o Programa de Qualificação Opercaional, desenvolvido pela BM&FBoevespa, o investidor pode ficar tranquilo, afinal, esses selos tem o objetivo de certificar a qualidade dos serviços ofercecidos pelas corretoras, capacitando e fortalecendo essas instituições tanto como empresas, quanto como participantes da indústria demediação.

Existem cinco selos na BM&FBovespa: Agro Broker, Carrying Broker, Execution Broker, Reatil Broker e Home Broker. As corretoras não precisam ter nenhum deles para continuar funcionando, mas são eles que garantem a qualidade dos serviços. A corretora Corval não tinha nenhum selo do PQO.

Continua depois da publicidade

Outra forma de avaliar se o seus recursos estão protegidos de fraudes é certificar que seus investimentos no Tesouro Direto estão registrados na sua conta da CBLC. Para verificar, clique aqui.