Aplicação paga mesmo rendimento do Tesouro Direto, mas sem IR

A LCI IPCA possui rendimento atrelado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mais taxa de juros prefixada equivalente à taxa da NTN-B de prazo semelhante

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo com a alta dos juros no último ano, a inflação continua elevada e a previsão do mercado é que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) termine o ano em 6,29%, bem próximo do teto da meta do governo. Aplicações como a caderneta de poupança e fundos DI com taxas de administração altas já perdem para a inflação – ou seja, o investidor perde poder de compra ao longo do tempo.

Algumas instituições financeiras disponibilizam aplicações atreladas à inflação, que garantem ganho real mesmo que os preços subam muito no período do investimento. É o caso do Banco Intermedium, que lançou em maio a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) IPCA, um título de renda fixa que com retorno vinculado à inflação.

O título possui rendimento atrelado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mais taxa de juros prefixada equivalente à taxa nominal da NTN-B de prazo semelhante, o que garante ao investidor uma rentabilidade líquida maior do que a do Tesouro Direto, já que as LCI são isentas de imposto de renda para as pessoas físicas.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O investidor pode optar entre três prazos: três, quatro ou cinco anos, e receberá semestralmente durante este período a parcela referente à taxa de juros prefixada. A correção monetária será paga no vencimento da operação juntamente com o capital investido. O valor mínimo para o investimento é de R$10.000,00.

O maior risco é o de crédito, mitigado pela cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que garante aplicações de até R$ 250 mil em caso de quebra da instituição financeira- por isso, o ideal é não investir mais do que este valor.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip