Quer ganhar dinheiro com renda fixa? Aprenda o passo a passo para investir

A Cetip, que está para a renda fixa assim como a Bovespa está para o mercado acionário, começa a produzir vídeos para ensinar os brasileiros a começar a investir

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – A Cetip, líder em registro de títulos de renda fixa e de derivativos de balcão no mercado financeiro brasileiro, decidiu começar a produzir vídeos e publicá-los em seu site oficial para explicar às pessoas em detalhes as opções de aplicações financeiras disponíveis no país. Muitas delas são muito mais rentáveis e tão seguras quanto a caderneta de poupança.

Como explica o vídeo da companhia, a renda fixa é aquele tipo de investimento em que a remuneração é definida no momento da aplicação, diferente do que ocorre na Bolsa. Confira o vídeo e aprenda a investir:

Este mercado cresceu no Brasil e hoje oferece dezenas de opções de investimentos. “Quem aplica em renda fixa, de certa forma, está emprestando dinheiro para alguma instituição em troca de uma remuneração, ou seja, de uma rentabilidade que vai receber mais à frente”, explicou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os investidores, hoje, podem comprar títulos privados emitidos por bancos e empresas ou títulos públicos emitidos pelo governo. O CDB (Certificado de Depósito Bancário), a LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letras de Crédito Imobiliário) estão entre os títulos de renda fixa mais conhecidos e são emitidos por bancos; já as debêntures, são um exemplo de ativo corporativo, emitidos por empresas; e, no caso dos títulos públicos, podemos mencionar como exemplo as NTNs (Notas do Tesouro Nacional), as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro) e as LTNs (Letras do Tesouro Nacional).

Os títulos de renda fixa podem ser divididos em dois tipos: os pré-fixados e os pós-fixados. No caso dos pré-fixados, ao realizar a operação, você já sabe a quantia que irá resgatar futuramente, independentemente do andamento da economia. “Mas se engana quem pensa que em renda fixa o rendimento não pode variar. Nos títulos pós-fixados, o cálculo está atrelado ao comportamento de algum indexador, como a taxa DI (Depósito Interbancário) ou algum índice de inflação, como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado). O universo da renda fixa é grande e variado”, explicou a instituição.

A Cetip tem um papel fundamental no desenvolvimento da renda fixa do Brasil, com cerca de 30 anos de experiência no registro destes títulos, o que garante ainda mais segurança e transparência para os seus investimentos. Então, na hora de investir, procure o seu banco ou corretora, escolha uma aplicação e verifique se ela está registrada na Cetip.