Me ofereceram títulos públicos ‘roxos’ e ‘carimbados’; devo comprar ou é fraude?

Economista Richard Rytenband responde a dúvida de leitor

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

Pergunta do leitor:

Gostaria de ajuda com a seguinte situação: me ofereceram cerca de 120 LTN ROXAS, série H, devidamente declaradas no imposto de renda do proprietário, repactuadas. Como sou leigo no assunto, gostaria de saber se realmente existe o comércio destes títulos. Vocês têm alguma ideia de qual caminho devo seguir, ou podem me indicar alguma empresa séria que atua nesta área? Sei que existe muita especulação e muita fantasia, por isso peço à equipe InfoMoney orientação sobre este assunto.

Muito obrigado

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitor: Alcione

Resposta do economista Richard Rytenband

Olá Alcione,

Continua depois da publicidade

Esta fraude é tão antiga que o próprio Tesouro Nacional criou uma seção em seu site para esclarecer as fraudes envolvendo títulos públicos, incluindo a elaboração de uma cartilha no formato pdf.

Acesse:

https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/divida-publica-federal/fraudes-com-titulos-publicos

Segue um trecho:

NUNCA existiram LTN “roxas”, “verdes” “azuis”, “diamante” ou com qualquer outro atributo de cor e os mencionados títulos nunca foram repactuados, reestruturados, revalidados, CETIPADOS ou SELICADOS.

TODAS as LTN em papel, com as características acima SÃO FALSAS, mesmo quando acompanhadas de correspondências supostamente assinadas por servidores da Secretaria do Tesouro Nacional.

Reiteramos que NÃO existe a possibilidade de escrituração, listagem, troca, resgate, custódia, pagamento de tributos ou qualquer outro tipo de operação junto ao setor público envolvendo tais títulos.

O Tesouro Nacional não se responsabiliza por qualquer transação que envolva as LTN em questão, recomendando às pessoas que se sentirem lesadas procurar as autoridades policiais para providências cabíveis.

Link para cartilha:

https://www.tesouro.fazenda.gov.br/images/Cartilha_Fraudes_Titulos__RFB-PGFN-STN-MPU.PDF

E lembre-se as fraudes só são possíveis pelo encontro de duas forças, a ganancia e a má fé!

* Richard Rytenband é economista  e especialista em investimentos. Atua no mercado financeiro desde 1994.

                                  —————————————————————————————-

Você tem dúvidas sobre investimentos? Quer a opinião de especialistas sobre opções para aplicar seu dinheiro? Sua pergunta pode se transformar em matéria aqui no InfoMoney e ser respondida por um profissional gabaritado do mercado financeiro.

Envie sua dúvida sobre investimentos para o e-mail onde_investir@infomoney.com.br. Se sua pergunta for selecionada, ela será respondida em nosso site.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip