Confira 4 dicas para acelerar seus investimentos e acumular mais dinheiro

Com um planejamento financeiro melhor é possível ter uma vida financeira muito mais saudável

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Investir para a aposentadoria ou para um prazo mais longo com qualquer objetivo não é algo que se faze de uma vez. Geralmente, esse é um processo que começa com uma pequena poupança, um fundo de pensão ou um plano de previdência e depois vai avançando. A colunista do site Business Insider lista alguns passos que podem acelerar seus investimentos no longo prazo e o InfoMoney compilou quatro deles a seguir.

1 – Procure taxas mais baixas
As taxas são a remuneração que o investidor paga ao investir em um fundo para remunerar seus gestores. No entanto, planos de previdência costumam cobrar taxas de administração e carregamento. É importante achar as menores taxas possíveis, uma vez que uma diferença que parece pequena no curto prazo pode ser enorme levando em conta o efeito de anos de investimentos.

2 – Invista automaticamente
Talvez a maneira mais fácil para garantir que o dinheiro será investido todo mês é o caminho de “menos resistência”. Ou seja, ao invés de poupar algum dinheiro todo mês depois de pagar as contas, você pode automatizar seus investimentos para assim evitar o esforço de ter que fazer isso manualmente e, eventualmente, acabar não fazendo.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Encontre o que cortar em seu orçamento
Se você tiver um bom controle de seu orçamento, conseguirá encontrar boas oportunidades de gastos que podem ser cortados para que você consiga investir mais. Muitas vezes, esses gastos são pequenas coisas, mas que, somadas, se tornam um grande gasto, seja jantar fora ou então algum serviço que você paga e não usa.

4 – Tenha um amigo que ajude a investir
Do mesmo jeito que muitas pessoas contam com a ajuda de amigos para fazer exercícios, você também pode ter algum bom conselheiro que ajude tanto a poupar mais quanto a investir melhor. Essa pessoa pode ser um amigo, parente, ou então um assessor financeiro, que certamente estará mais qualificado para ajudá-lo neste processo.