Quer se aposentar bem mais cedo? Pode ser mais difícil do que você imagina

Aposentar-se mais cedo pode não ser um 'mar de rosas'

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A ideia de alcançar a independência financeira e se aposentar antes do tempo convencional é um sonho para muita gente. Essas pessoas querem ter mais tempo livre, viajar frequentemente, passar mais tempo com a família ou então, uma alternativa para sair daquele emprego estressante que não está agregando mais nada à sua carreira.

Apesar das vantagens de ter mais tempo para lazer e de poder fazer as coisas que você realmente gosta, a realidade da independência financeira pode não ser para todos. Pensando nisso, o Business Insider levantou alguns pontos que podem fazer você repensar a escolha de se aposentar antes do tempo convencional:

1- O tédio pode tomar conta da sua rotina

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por mais relaxante e tranquilo que seja o começo da aposentadoria, você provavelmente irá procurar por novas alternativas produtivas para ocupar o seu tempo. Se você não for proativo em organizar encontros sociais ou fazer trabalhos voluntários, por exemplo, o tédio pode acabar tomando conta da sua aposentadoria e influenciar negativamente todas aquelas ideias positivas que você tinha antes de se aposentar.

2- Retirar dinheiro do seu fundo de pensão pode não ser a melhor escolha

Sacar um dinheiro que você investiu para a aposentadoria pode ser mais difícil quando você se aposenta cedo. Isso ocorre, pois retirar quantias do seu fundo de pensão antes de se aposentar pelo modo convencional pode implicar no pagamento de taxas e impostos mais elevados, que podem consumir boa parte das suas economias.

Continua depois da publicidade

3- Você ainda não terá direito à Previdência Social

É preciso ter em mente que quando você alcança a independência financeira, você não está se aposentando ‘legalmente’, pois, teoricamente, só parou de trabalhar. Justamente por não contribuir mais para o Estado, você não está apto para receber a aposentadoria social e, portanto, para receber a quantia, terá que contribuir pelos próximos anos de forma autônoma até alcançar a idade mínima para se aposentar ou o tempo de contribuição necessário.

4- Você terá que procurar por um novo plano de saúde 

Uma das desvantagens de se aposentar antes do período convencional é a perda do plano de saúde atrelado à empresa. Sem o seu emprego e, consequentemente, sem um vínculo com a empresa, você terá que procurar por planos de saúde individuais, os quais costumam custar mais caro, principalmente devido ao fator idade.