Economista lista as 4 melhores aplicações para se garantir para a aposentadoria

Assessora de investimentos aponta boas alternativas para quem procura uma aposentadoria confortável

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Se aposentar com dinheiro e conforto é o sonho de muitas pessoas. Afinal, quem não quer ter a tranquilidade de pendurar as chuteiras com tranquilidade e viver uma boa vida? O melhor caminho para garantir que o sonho se transforme em realidade é investir. Assim, o InfoMoney conversou com a economista e sócia da Atlas Invest Carollyne Mariano para saber as melhores aplicações para quem pensa na aposentadoria.

1 – Ações
Em um primeiro momento, esse pode parecer um investimento que não faz o menor sentido para a aposentadoria. No entanto, é justamente a volatilidade no mercado de ações que pode ajudar o investidor a lucrar no longo prazo. “Escolhendo boas empresas, com boa governança, que paguem bons dividendos, para o longo prazo é um investimento que faz todo sentido”, comenta a assessora de investimentos.

2 – Tesouro IPCA+
“Sem dúvida, é uma excelente opção para quem pensa no longo prazo, principalmente o Tesouro IPCA + 2035. Garantir um juro real (taxa descontada da inflação) acima de 5,5% até o vencimento me agrada muito”, aponta Carollyne. O Tesouro Direto conta com a vantagem de ter uma aplicação mínima de R$ 30,00 e de ser garantido pelo governo federal que, na teoria, é o melhor credor que existe no país.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Previdência
Os planos de previdência são, geralmente, o investimento mais associado ao planejamento para a aposentadoria. No entanto, o investidor precisa ficar atento à tributação que escolherá, regressiva ou progressiva e se prefere um PGBL ou VGBL. Além disso, é importante procurar fundos com baixa taxa de administração e sem taxa de carregamento. “Principalmente os fundos de previdência de seguradoras independentes são uma boa, sem taxa de carregamento, e dependendo do perfil do investidor, previdência que invista em ações faz ainda mais sentido”, atesta.

4 – Debênture incentivadas
Essa modalidade de investimento conta com a vantagem da isenção de imposto de renda, o que é um ótimo benefício para o investidor. “O racional de investimento é o mesmo de ações, sabendo escolher empresas sólidas, geradoras de caixa e bem geridas, essa opção também faz sentido, pois garante um ganho real acima da inflação e ainda isento de imposto de renda”, crava Carollyne.