Investidora de ‘Tubarões do Mercado’ revela conselho que gostaria de ter ouvido quando jovem

Se pudesse voltar no tempo, Barbara Corcoran teria dado a si mesma um conselho que mudaria sua vida

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Quando Barbara Corcoran, investidora no programa norte-americano “Shark Tank” (Tubarões do Mercado, em tradução livre) e fundadora do Corcoran Group, se formou na faculdade e saiu de New Jersey para Nova York a fim de tentar a sorte no mercado imobiliário, ela gastou dinheiro que não tinha. “Só depois dos meus 20 anos que me dei conta de que não tinha condições de comprar aquilo que eu realmente queria”, contou ao Business Insider.

Foi somente ao alcançar a faixa dos 30 anos que ela percebeu a necessidade de trabalhar horas extras e buscar alternativas para conseguir aquilo que desejava ao invés de gastar o dinheiro antes mesmo de tê-lo. Ao mudar seu pensamento e organizar suas finanças, Barbara conseguiu atuar com sucesso no ramo imobiliário e fundou sua rede de imobiliárias, o Corcoran Group.

Lembrando dos momentos de dificuldade que passou, Barbara diz que gostaria de ter recebido apenas um único conselho quando tinha 20 anos: por uma semana utilize somente dinheiro em espécie ao invés do cartão de crédito. “Quando você usa o cartão de crédito parece que você não está gastando, mas quando você usa dinheiro vivo, há um limite e dessa forma, você consegue perceber com maior facilidade e rapidez o quanto está gastando”, explica.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São diversos os estudos que comprovam que as pessoas tendem a gastar mais quando compram algo com o cartão de crédito ao invés do dinheiro em espécie. Um levantamento realizado pelo Dun & Bradstreet, por exemplo, mostrou que as pessoas gastam de 12% a 18% a mais no crédito.

A ideia de pagar com dinheiro ao invés do cartão de crédito é para criar uma consciência de gastos dentro do seu orçamento mensal. Adotado este hábito de consumo, você conseguirá utilizar seus cartões, seja pela flexibilidade ou benefícios, sem exceder seus limites financeiros.