7 conquistas financeiras que você tem o dever de alcançar antes de completar 40

Os 40 são uma ótima época para se planejar financeiramente para o futuro

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Os 40 anos são uma fase muito importante da vida. Geralmente, nessa idade, muitas pessoas se encontram com a carreira profissional relativamente estabilizada e família constituída. No entanto, quais são os passos que uma pessoa deve cumprir até os 40 anos? A colunista do site Business Insider Kathleen Elkins listou vários deles e o InfoMoney compilou 7 desses passos que você lê a seguir.

1 – Poupe ao menos 10% de sua renda para a aposentadoria
Você já deveria estar contribuindo para um plano de aposentadoria e aos 30, a hora é de aumentar essa contribuição. Muitos experts recomendam poupar ao menos 10% das receitas. Isso pode não ser possível quando se está começando a carreira, mas aos 40 é uma ótima meta.

2 – Invista em outras coisas que não só a previdência
Muitos especialistas recomendam usar outros veículos de investimento para garantir que se tenha dinheiro o suficiente para o momento que você decidir pendurar as chuteiras. Entre as alternativas, existem os títulos de renda fixa e os fundos de índice de ações, por exemplo, que são ótimas escolhas.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Estabeleça metas de patrimônio
Além de metas para a poupança, você pode estabelecer metas para a sua receita e para seu patrimônio. O dinheiro não vai aparecer do nada, você terá que trabalhar para isso. Se você quer aumentar seu patrimônio, precisa estabelecer uma meta clara e específica e formar um plano financeiro para alcançá-la.

4 – Contrate os seguros que precisa
Ninguém quer lidar com seguros, é algo complexo e confuso, mas, aos 40, você tem que saber qual é a cobertura adequada para você e contratá-la. Isso inclui seguro de saúde, de casa e de carro, além de seguro de vida, dependendo da situação também.

5 – Experimente uma fonte de renda alternativa
É fácil focar em cortar custos e esquecer das receitas, mas os mais ricos e de mais sucesso sempre desenvolvem várias formas de receita. Ganhar mais dinheiro é geralmente algo mais fácil dito do que feito, mas a maior parte das pessoas têm opções de como fazer algum bico para conseguir um extra.

Continua depois da publicidade

6 – Invista em você mesmo
As pessoas com mais sucesso na vida estão consistentemente exercitando seus cérebros e pensando em maneiras para continuar a estudar após a faculdade ou qualquer educação formal. Entre as formas, estão investir em livros e estudando cursos, por exemplo.

7 – Converse sobre dinheiro com seu parceiro
Se você está pensando em se juntar com alguém, é melhor que algumas coisas práticas estejam muito bem conversadas entre o casal, e isso significa dinheiro. Afinal, as brigas sobre finanças são um dos principais motivos que levam ao divórcio. Assim, é melhor lidar com isso antes que exista algum problema.