Como montar sua carteira de aposentadoria para ganhar mais

Consultor financeiro dá as dicas para quem quer ter a carteira ideal na melhor idade

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Embora o conceito de uma carteira de aposentadoria ideal seja um pouco relativo, muitos planejadores financeiros definem como ideal aquele plano que irá satisfazer as necessidades financeiras do aposentado até o fim da sua vida. “É preciso entender que o que varia na hora de criar um portfólio é a forma como as aplicações são distribuídas a fim de alcançar a necessidade dos aposentados”, explica o consultor financeiro Mark Cussen, em artigo no site Investopedia.

Ele destaca que portfólios de sucesso têm em comum as seguintes características:

Crescimento de longo prazo
Investimentos para aposentadoria são projetados para render durante muitos anos e aplicações como ações e imóveis tipicamente formam o núcleo da maioria das carteiras de aposentadoria de sucesso. “É muito importante ter pelo menos uma parte de suas economias para a aposentadoria crescendo mais rápido do que a taxa de inflação. Dessa forma, é possível aumentar seu poder de compra ao longo do tempo”, acrescenta Cussen.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diversidade adequada
Quem começa a guardar dinheiro com vinte e poucos anos pode diversificar seus investimentos entre diferentes tipos de ações, além de aplicar em fundos e talvez investir no setor imobiliário. Já aqueles que começaram a poupar com 40 ou 50 anos provavelmente precisarão focar suas aplicações em produtos mais conservadores, como títulos de renda fixa e outros instrumentos moderados que gerem retornos competitivos com menos risco.

Uma última opção seriam os investimentos alternativos, que ajudam a reduzir a volatilidade global de uma carteira e a gerar melhores retornos durante os períodos em que as classes de ativos tradicionais sofrem estagnação.

Segurança 
“Os investidores que estão perto da idade de aposentar precisam se concentrar mais na preservação do capital e renda do que no crescimento”, indica Cussen.

Continua depois da publicidade

Isto significa que instrumentos de renda fixa podem ser o ideal para aqueles que precisam de uma garantia de capital ou de renda. No entanto, as carteiras de aposentadoria ideais não vão ter seu foco exclusivamente em investimentos de renda fixa, pelo menos não antes que o investidor tenha atingido uma idade mais avançada. 

Muitos planejadores recomendam exclusivamente carteiras de fundos de índice, que são gerenciados de forma passiva, enquanto outros focam em carteiras de gestão ativa, que podem trazer retornos superiores em um prazo mais longo.

Nos EUA já existem até “assessores-robô”, que alocam e gerenciam carteiras de acordo com algoritmos pré-definidos que são acionados pela atividade do mercado. Por lá, estes “conselheiros automatizados” geralmente são mais baratos que os assessores humanos, contudo eles são incapazes de desviar substancialmente de seus programas e usam padrões de trading geralmente menos sofisticados.

“É preciso entender que carteiras de aposentadoria ideais “reais” sempre contarão com equilíbrio adequado de crescimento e a preservação de renda e capital. Mas a importância de cada uma dessas características é sempre baseada no investidor individual e sua tolerância ao risco, os objetivos de investimento e o horizonte temporal”, conclui Mark.