Jornalista americano recomenda: aposentar no Brasil é uma boa ideia

Em artigo, Tim Parker exalta os motivos pelos quais os americanos deveriam considerar o Brasil como destino na velhice

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Quantos brasileiros não gostariam de se mudar para os EUA? É cada vez mais frequente ouvir em conversas pessoas que conhecem alguém que foi para Miami ou Nova York, ou que sonha em ir um dia.

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais  

Contrariando a onda de brasileiros que pensam em migrar para os Estados Unidos, Tim Parker, colunista americano do site Investopedia, compilou quais seriam as vantagens de se aposentar em solo brasileiro.  

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Geografia e Clima
Tim explica em seu artigo que, por ser um país tão grande, o clima por aqui varia, mas, que é principalmente tropical, o que agrada aos americanos que estão acostumados com temperaturas abaixo do zero em alguns meses do ano.

O exemplo de clima agradável ficou com o Rio de Janeiro, que, segundo o jornalista, possui temperaturas que variam entre 20 e 27 graus, mesmo tendo verões em que a temperaturachega a 40ºC. Parker pontua ainda que, mais para o sul do país, é possível ver neve e que, além de cerca de 8500km de litoral, outra vantagem do Brasil é o fato de não ser assolado por desastres naturais como terremotos, tornados ou furacões.

As pessoas
A dica do colunista sobre os brasileiros começa deixando bem claro que por aqui se fala português, não espanhol como muitos americanos podem achar. Além disso, ele classifica os brasileiros como amigáveis, de espírito livre e donos orgulhosos do melhor carnaval do mundo. Mas, nem tudo é só elogio, Tim conta que, para não se estressar, o americano que escolher se aposentar por aqui deve se adaptar ao fato de que os brasileiros não são o povo mais pontual do mundo.

Continua depois da publicidade

Custo de vida
Mesmo com o preço nas alturas, quando comparado com os Estados Unidos, o custo de vida no Brasil, segundo Parker, é muito mais acessível. Comparando os custos com Tampa, cidade na Flórida apreciada por aposentados americanos, aqueles que decidem viver no Rio de Janeiro podem gastar cerca de 19% menos no quesito alimentos e 33% menos no quesito habitação. 

Roupas e entretenimento são apontados como os itens mais caros para os aposentados, contudo, o jornalista indica que, em cidades menores e menos populosas os custos podem cair pela metade. Tim acredita que, com US$ 2.300 por mês, cerca de R$ 8.195 no câmbio atual, dá para se ter uma aposentadoria sossegada por aqui.

Segurança
Relembrando a insatisfação brasileira, o jornalista indica que nas grandes cidades é comum que ocorram protestos e que, as vezes, eles terminem de maneira violenta. Outro dado indicado é que a taxa de homicídios por aqui é três vezes maior que a americana e que o número de crimes violentos por milhão de pessoas no Brasil é cinco vezes maior que a dos Estados Unidos.

Para ele, como qualquer país, algumas áreas são mais seguras do que outras. E especialistas aconselham os estrangeiros a serem mais vigilantes quando visitarem grandes cidades ou deixarem áreas urbanas. Contudo, Tim deixa claro que, a maioria das pessoas que passam muito tempo no Brasil não têm problemas.

Assistência médica
Sobre a saúde, Parker faz indicações positivas, como o fato de, diferente dos Estados Unidos, a assistência médica ser pública e gratuita por aqui desde 1988. Mas, o jornalista deixa claro que isso pode  não ser, necessariamente, um ponto positivo já que ele assume que hospitais superlotados e cuidados muito abaixo de um padrão de qualidade são uma realidade vivida diariamente.  

Investimento
Outra vantagem no Brasil que não é citada por Parker, mas que pode ser destacada, é o investimento. Títulos de renda fixa no Brasil, como os CDB (Certificados de Depósito Bancário), por exemplo, pagam rentabilidades bastante altas, especialmente com a taxa de juros atual a 14,25%, e são aplicações bastante seguras. É uma tarefa quase impossível conseguir essa mesma rentabilidade nos EUA com aplicações semelhantes. 

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui