Investimento do tipo “faça você mesmo” não é vantajoso; entenda por quê

Pesquisa demonstra que dois terços dos americanos não possuem aconselhamento financeiro por achar que não pode pagar por isso

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Um estudo organizado pela Northwestern Mutual, empresa de consultoria financeira norte americana, descobriu que 69% dos adultos americanos que auto-gerenciam seus investimentos correm riscos desnecessários e agravam sua já complicada vida financeira.  

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

A pesquisa, publicada em matéria do site ThinkAdvisorentrevistou mais de 5 mil americanos, com idade acima de 18 anos. Foram levantados dados sobre suas atitudes e comportamento no que se refere as finanças e planejamento.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Somente 40% dos entrevistados disseram que definiram objetivos para seu futuro financeiro e meros 12% escreverem um plano financeiro. Entre os que possuem um plano, 9% expressaram grande confiança de serão capazes de suportar qualquer ciclo financeiro, contudo, 59% citaram perda considerável de caixa e 38% uma emergência financeira inesperada como motivos para, talvez, buscar ajuda de um profissional.  

“Segurança financeira não deveria ser levada na sorte, como um rolar de dados, ainda mais quando os riscos são tão altos”, afirma Steve Mannebach, vice presidente de crescimento de campo da Northwestern Mutual.

O estudo encontrou diversas falhas de compreensão sobre como lidar com o aconselhamento financeiro. Dos participantes, 30% acreditavam que era necessário um número de ativos para poder contratar uma ajuda especializada e 27% acharam que não seriam capazes de pagar por um professional.

Continua depois da publicidade

Com isso, as diferenças encontradas entre aqueles que possuem e os que não possuem um consultor financeiro são grandes. A pesquisa demonstrou que 68% daqueles que tem um consultor se consideram seguros financeiramente, contra 35% daqueles que não tem. Além disso, 79% daqueles que trabalham e possuem aconselhamento esperam ter uma aposentadoria feliz, contra 65% dos que não possuem.

“Saúde financeira é similar a saúde física. Algumas pessoas estão em forma e só precisam de um exame de rotina preventiva, outros, precisam de um especialista para gerenciar um problema maior ou atingir um objetivo especifico. Assim como médicos, consultores podem ajudar e essa é chave para iniciar uma vida financeira saudável”, conclui Steve. 

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais