Jovens não planejam parar de trabalhar completamente na aposentadoria

Pesquisas americanas mostram que conflitos de geração também estão presentes na hora de investir e sonhar a aposentadoria

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com a nova pesquisa Merrill Edge, divulgada em artigo publicado no site LearnVest, os membros da Geração X, pessoas nascidas entre as décadas de 60 e 80, são a parcela da população americana, 74%, que mais se preocupa com dinheiro para a aposentadoria.

“A crise financeira mexeu com os nervos das pessoas, principalmente os da Geração X, que não possuíam um patrimônio líquido muito consistente”, diz Stacey Decker, planejador financeiro.

Como a Geração X economiza para e sonha com a aposentadoria
De acordo com a pesquisa Ameriprise, 76% dos membros desta geração começaram a economizar dinheiro para a aposentadoria quando ainda estavam na casa dos 20 e poucos anos.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre como irão passar seu tempo quando o período de sossego chegar, eles não pensam em passar o tempo jogando dominó na praça ou assistindo programas de auditório na TV. “Eles esperam redefinir o conceito de aposentadoria”, explica Marcy Keckler, vice-presidente de estratégia financeira na Ameriprise, “eles não querem ter um botão de liga e desliga para o trabalho, na verdade, eles querem, gradualmente, evoluir para um diferente ramo ou área”.

Em relação a profissão, a pesquisa da Ameriprise constatou que 73% dos entrevistados planejam iniciar em um trabalho de meio período ou de consultoria quando se aposentarem. Os motivos para isso variam entre ter uma renda extra para pagar as contas até exercitar a mente por meio de novos desafios.

Outro dado da pesquisa demonstra que 80% das pessoas querem viajar, pelo menos, uma vez assim que atingirem o status de aposentados. Outros 50% dizem que se manter em forma é um aspecto importante e 36% querem começar a atuar como voluntários em ações sociais.

Continua depois da publicidade

Como a Geração Y economiza para e sonha com a aposentadoria
Nascidos entre a década de 80 e 2000, os millennials, como também são chamados os pertencentes da geração Y, tem, assim como em seus relacionamentos e carreiras, uma fobia por comprometimento quando o assunto é poupar e investir dinheiro.

Dados da pesquisa Indexed Annuity Leadership Council mostram que 37% dos jovens adultos não tem nenhuma forma de poupança para a aposentadoria. Além de financiamentos estudantis, cartões de credito também atrapalham na hora de organizar o orçamento e começar o planejamento de economias.

Outro fator importante sobre os millennials é que 43% dos entrevistados em pesquisa da Merrill Edge, esperam receber suporte financeiro de seus familiares quando se verem usando dentaduras e necessitando de ajuda.

“A geração Y está acostumada em receber dinheiro do pai e da mãe”, explica Stacey, “eles são mais desempregados, subempregados e cheios de dividas do qualquer outra geração”. O planejador financeiro acrescenta ainda que, como essa geração não foi exigida para desenvolver uma economia alto suficiente mais cedo, ela está mais acostumada e propensa a ter sempre alguém com receita o suficiente para ajuda-los.

Em relação a planos, 50% dos millennials planejam trabalhar quando atingirem a aposentadoria e, segundo pesquisa TransAmerica, 60% dos entrevistas não querem esperar até os 70 anos e esperam parar de trabalhar aos 65 anos ou antes.

Assim que atingirem a idade de aposentadoria, 62% dos integrantes da Geração Y dizem que querem  fazer a transição para a melhor idade abrindo mão de horas em trabalhos muitos exigentes e focando em atividades mais satisfatórias.

Geração X ou Geração Y? 4 formas de impulsionar as economias para a aposentadoria independente da geração que você faz parte
50% dos millennials e 39% dos pertencentes da Geração X entrevistados pela pesquisa Merrill Edge disseram que se sentiriam envergonhados se amigos íntimos e familiares soubessem a real situação financeira deles.

Mas, é possível ter um controle melhor do futuro como aposentado se algumas regras e dicas, como as quatro abaixo, serem seguidas.

1.      Controle seus números para a aposentadoria
Não saber quanto realmente se quer salvar é como pegar uma estrada e não saber onde se vai chegar. “Fazer os cálculos com base no estilo de vida atual que se leva e necessidades e gastos adicionais que aparecerão quando a aposentadoria chegar, pode ser um pouco assustador”, admite Natalie Taylor, planejadora financeira.

Mas, segundo a especialista, perceber que o montante que precisa ser economizado e investido é maior do que se pensava, é mais um incentivo para começar a agir. “Revise seus números todos os anos, ou toda vez que sua situação financeira mudar, assim, você pode ajustar seus cálculos para ficar no caminho certo para cumprir suas metas”, indica Natalie.

2.      Ajuste a contribuição mensal para a aposentadoria
É importante aumentar a quantia que é salva conforme a aposentadoria se aproxima. “Cada vez que você receber um aumento ou mudar para um emprego mais bem remunerado, coloque uma parte desse aumento em suas economias para aposentadoria. Assim, você poderá manter seu estilo de vida  e faz com que seu portfólio aumente”, explica Taylor.

3.      Avalie seus investimentos
Para Stacey, seguir o caminho ultra conservador na hora de investir pode ser uma falha para os membros tanto da geração X quanto da Y, já que há tempo o suficiente para surfar conforme a onda do mercado e a volatilidade pode ser uma aliada se aproveitada corretamente.

“Investir de acordo com a tolerância pessoal é a chave para maximizar seu portfólio. Se você não seguir isso, a chance de cometer decisões erradas quando o mercado flutuar é muito maior”, diz o especialista. “Para exemplificar, se os investimentos são mais agressivos do que o investidor, a chance dele vender quando o mercado estiver em baixa é maior, e, se os investimentos são ultra conservadores e o investidor não, é capaz dele se tornar mais agressivo quando o mercado estiver em alta”, completa Stacey.  

Outro ponto que normalmente é esquecido na hora de montar um portfólio é o quão diversificado ele é. “Os portfólios das pessoas tendem a ser menos diversificados quando elas começam a investir, pois tem menos dinheiro para trabalhar com e também por ser o primeiro contato que estão tendo com o mercado, mas, assim que a quantia para trabalhar com for maior, é necessário considerar a exposição em opções de investimento mais arriscadas”, explica Marcy.

4.      Planeje para contar com você (e somente você) para se manter quando a aposentadoria chegar

“Não conte com um montante fixo ou dinheiro da família para se manter na sua aposentadoria”, alerta Marcy. “Além de outros aspectos, problemas de saúde podem impedi-lo de trabalhar e, com uma expectativa de vida crescente, está diminuindo a capacidade das gerações mais velhas de deixar um legado”, completa.

Uma pesquisa desenvolvida pelo HSBC descobriu que 51% dos trabalhadores esperam receber algum tipo de herança, sendo que dois terços destes planejam usar a herança para o fundo de aposentadoria. O problema é que, somente 29% das pessoas realmente planejam deixar algum tipo de patrimônio para familiares e pessoas próximas quando morrerem.

“A única opção que você realmente pode confiar na hora da aposentadoria é suas próprias economias, e, enquanto o tempo está do seu lado, você vai querer tirar vantagem dele”, conclui Taylor.