Casal conta segredos para quem quer aposentar mais cedo e viver de renda

Casal americano se aposentou aos 38 anos e contam, duas décadas depois, como conseguiram

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Em artigo publicado no site MarketWatch a história de Billy e Akaisha Kaderli, que se aposentaram aos 38 anos e hoje, aos 61, moram em Panajachel, cidade da Guatemala as margens do lago Atitlán, serve de inspiração para aqueles que também querem alcançar este sonho.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

Billy, quando resolveu que iria deixar de trabalhar e viajar o mundo, atuava como corretor e gerente de investimento, enquanto Akaisha administrava o restaurante deles na cidade de Santa Cruz, na Califórnia. Com isso, a renda do casal era acima da média dos americanos que possuem empregos mais “regulares”. Ainda assim, o sucesso deles em conseguir o dinheiro para aposentadoria veio mais do fato de adotarem a simplicidade como estilo de vida, cortarem gastos, monitorarem as despesas e de serem investidores inteligentes do que da renda em si.  

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Quando ele decidiu que iríamos nos aposentar mais cedo achei uma ideia maluca, não estava nos meus planos. Mas ele me mostrou que poderia funcionar e me uni a ele nessa missão”, conta Akaisha.

Os dois então encararam o desafio e se sentiam estavam preparados para ignorar as reações negativas de amigos e parentes que não aceitavam o novo estilo de vida, mais simples e menos consumista.

Para tal, os Kaderli mudaram seu padrão de vida e passaram a viver com  menos de US$ 30 mil por ano, incluindo gastos médicos, domésticos e do dia a dia. O casal também vendeu tudo e se mudou para Nevis, uma pequena ilha no Caribe. Quanto eles conseguiram guardar? Mais ou menos US$ 500 mil.

Continua depois da publicidade

“Nós não estamos sozinhos. Há todo um grupo de pessoas no mundo que estão correndo atrás para fazer como nós e atingir a aposentadoria adiantada”, diz Billy.

Tanto não estão sós que o casal resolveu criar um site, o RetireEarlyLifestyle.com e publicar e-books com dicas e mapas para que outros possam seguir seus caminhos pelo mundo. “É só uma questão de priorizar a economia de dinheiro. Tenha, crie, um objetivo financeiro e cole-o na sua geladeira, não o perca de vista e tenha foco que você consegue”, incentiva Billy.

No livro que publicaram em 2011, “Your Retirement Dream is Possible”, “Seu sonho de aposentadoria antecipada é possível”, em tradução livre, os Kardeli descrevem os passos por trás do plano de adiantar a saída do emprego e iniciar a vida de aposentado. Confira alguns deles:

Para avaliar a capacidade de aposentadoria, é preciso descobrir quanto vale seu patrimônio líquido.

“Procure um corretor para avaliar quanto vale sua casa e então subtraia esse valor do que falta do financiamento feito para comprá-la. Adicione o valor da sua aposentadoria, investimentos, dinheiro guardado ou qualquer outro contrato financeiro, além disso, some também o valor do seu carro, joias, móveis e outros itens. Dessa soma subtraia as dívidas. Pronto, este é o valor do seu patrimônio líquido”, ensinam.

Comece a escrever e anotar cada centavo que você gasta.

“É imperativo que você saiba quanto está gastando não somente por mês ou ano, mas também por dia”, escreveram os Kardeli. “Depois de um mês ou dois fazendo isso você vai descobrir onde pode reduzir os gastos. Depois de um ano, você estará no controle de despesas futuras. Adotar essa rotina simples é o primeiro passo para a liberdade financeira”, acrescentam.

Todos os dias o casal controla a porcentagem de gastos frente ao seu patrimônio líquido, dessa forma, eles podem perceber de maneira rápida e eficaz qual gasto precisa ser cortado.

Para chegar nessa conta eles seguem a regra dos 4%, ou seja, gastar somente essa porcentagem do seu portfolio por ano, com ajustes, somente quando necessário.

Uma vez iniciado o controle de seus gastos, vai se tornar mais fácil perceber como e onde reduzir gastos extras e adicionar esse valor ao montante guardado. Uma regra que o casal aconselha guardar é entre 10 e 15% de seu rendimento bruto por ano.

Outra dica importante é que, salvar 25 vezes o valor gasto anualmente, pode ser o suficiente para que os investimentos gerem a renda necessária.

“Só não se esqueça que as despesas irão mudar quando você se aposentar. Dispensar um trabalho pode adicionar custos ao orçamento da família como manutenção do carro de maneira mais frequentes, saídas para as refeições, lavanderia e outros”, pontuam.

O casal americano investiu seu dinheiro em ações por meio de fundos mútuos de índice. Durante a crise econômica que atingiu os Estados Unidos em 2008, os investimentos do casal foram atingidos, mas nada que alterasse muito seu estilo de vida.

“Nós sofremos um impacto, sem dúvida, mas, como tínhamos verba guardada pouca coisa mudou em nossas vidas. Também resolvemos, durante a crise, mudar nossa carteira para fundos negociados em bolsa e sair um pouco de fundos de índice tradicionais. Assim, éramos capazes de negociar em tempo real”, explica Billy

Os Kaderli garantem que ter uma vida “low cost” não necessariamente significa abrir mão de ter e comprar coisas, e sim passar a encontrar a felicidade em experiências e não objetos.

“Coisas, que não possuam grande significado para a vida, são um buraco negro na sua estrada para a independência financeira. Se apegue as situações e pessoas, não as coisas”, escrevem.

O conselho final que o casal deixa para quem quer atingir a aposentadoria antecipada é:  toda vez que você se desviar por gastar um pouco mais, sucumbir à pressão dos pares que te aconselham a desistir ou escolhe não colocar dinheiro extra em seus fundos de aposentadoria, você está literalmente retardando sua data de aposentadoria por semanas, meses ou talvez até mesmo anos. Tenha foco. 

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais