Especialistas mostram o caminho para quem quer se aposentar mais cedo

Harry Sit e Ben Carlson citam dicas e atitudes que podem fazer o sonho de se aposentar aos 40 anos realidade

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Como se aposentar mais cedo é uma dúvida que aflige não somente os brasileiros, mas também os americanos e o mundo. Em sessão do Bussiness Insider, Harry Sit, dono do blog The Finance Buff, e o escritor Ben Carlson, autor do blog “A wealth of common sense” (A riqueza do senso comum, em tradução livre), explicam e compartilham o passo a passo para largar o trabalho antecipadamente.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

“O objetivo principal não é se aposentar e sim ser capaz de se aposentar. O que quero dizer é que, ter dinheiro o suficiente para se aposentar aos 40 anos, nos dá a chance de escolher se é a hora ou não de parar”, pontua Harry. “Mesmo com aposentadoria adiantada soando como o cenário dos sonhos para quem tem 20 ou 30 anos que ainda não achou sua vocação, prioridades e objetivos profissionais mudam conforme o tempo passa. É possível que você chegue aos 50 anos e perceba que há ainda alguns objetivos que poderiam ser alcançados”, completa Ben.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já com a mente aberta e preparada, Harry indica para quem começar a empreitada da aposentadoria antecipada, que a estratégia para tornar o sonho realidade é simples e óbvia. “Ganhe um bom salário, guarde uma grande quantia dele e invista bem o valor poupado”.

Outros quatro pontos indispensáveis para a preparação de uma aposentadoria antecipada são, segundo Ben:

Mesmo acreditando ser ótimo que os jovens já estejam pensando em como economizar para se aposentar, Carlson crê que é preciso estar atento a um aspecto bem especifico. “É preciso ter em mente que as coisas podem dar errado e que é necessário se mostrar atualizado e antenado com o mercado de trabalho para que, se isso acontecer, seja possível continuar ou retornar a trabalhar seja na área que for. Saiba que, a maioria das pessoas que pensa em se aposentar antecipadamente odeiam seus trabalhos, por isso, tente encontrar um lugar em que seja feliz e que a organização e planejamento financeiro para se aposentar sejam uma alternativa e não uma saída”.  

Continua depois da publicidade

“Aposentadoria antecipada é possível mas requer sacrifícios, trabalho duro e uma mente muito bem focada para que seja atingida”, conclui Carlson. 

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais e tenha acesso a uma rede de centenas de planejadores financeiros certificados e capacitados