Milionários se preocupam se conseguirão ter dinheiro para se aposentar

Pesquisa aponta que mais de um terço dos milionários não sabe se conseguirá se aposentar como deseja

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Ser milionário, em teoria, deveria significar ter dinheiro suficiente para não ter preocupações com a aposentadoria. No entanto, pesquisa feita pela gestora de recursos estadunidense Spectrem com investidores com patrimônio entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões para seu estudo de comportamentos financeiros de 2015 mostra que mais de um terço dos milionários está preocupado se vai se aposentar.

Você já conhece o Ganhe Mais? Acesse e descubra se você está investindo bem o seu dinheiro

A pesquisa, divulgada no site Business Insider mostra que 37% dos milionários se preocupam se conseguirão se aposentar quando desejarem. Essa preocupação é maior entre as pessoas na faixa de 36 a 44 anos de idade, chegando a 70%.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em uma pergunta que permitia uma resposta com um número de zero a cem, sobre a preocupação de as reservas possam acabar muito cedo, o nível de preocupação geral ficou em 33 pontos. Mais uma vez, a faixa de idade mais preocupada é a de pessoas de 36 a 44 anos, com 47 pontos.

A maior preocupação desse grupo é com gastos relacionados à saúde, mais comuns na aposentadoria. 80% das pessoas entrevistadas apontaram essa questão. Além disso, um quarto de todos os milionários estão preocupados se eles ou seus cônjuges serão forçados a se aposentar antes de estarem preparados.

Contudo, esses mesmos milionários parecem estar satisfeitos com a assessoria financeira que recebem. Apenas 26% deles se mostraram preocupados em ter ajuda adequada para escolher os melhores investimentos para a aposentadoria.