3 dicas para você se aposentar mais cedo que o planejado

Uma das dicas é ser conservador na hora de investir

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Se planejar para chegar à aposentadoria com tranquilidade e dinheiro para o resto da vida já não é uma tarefa das mais simples, no entanto, aposentar mais cedo do que o planejado então deve ser impossível, certo? Errado. Conseguir parar de trabalhar e viver com a renda de investimentos ainda jovem pode ser uma tarefa difícil e que exige muita disciplina, mas não é algo impossível. O InfoMoney conversou com o CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, Fernando Meibak e listou três dicas para quem quer se aposentar mais cedo.

1 – Gaste menos
A primeira dica parece óbvia, mas é fundamental. Para quem quer se aposentar mais cedo o principal conselho do planejador financeiro é esse: “se quiser se aposentar mais cedo, abaixe o seu padrão de vida, poupe mais e saiba viver com menos”, afirma o especialista.

Segundo Meibak, o investidor precisa fazer um esforço de poupança maior conforme o tempo que ele pretende viver com a renda do dinheiro acumulado. Assim, quanto mais cedo o investidor parar de trabalhar, mais tempo de vida ele terá pela frente sem gerar renda por meio de seu trabalho.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Seja conservador
Em relação aos investimentos, o planejador financeiro recomenda a aplicação no Tesouro Direto, especificamente nas LFT (Letras Financeiras do Tesouro) e NTN-B (Notas do Tesouro Nacional Série B), que são títulos garantidos pelo governo federal.

“Com a taxa de juros nos patamares atuais no Brasil, não faz sentido se arriscar na renda variável e eu recomendo para todos investirem nos títulos do Tesouro Direto”, relata o especialista. Sobre títulos de renda fixa emitidos por instituições privadas, Meibak afirma que a falta de liquidez da grande maioria deles não compensa sua rentabilidade frente ao Tesouro Direto.

3 – Tenha um planejamento
Outra dica muito importante é ter um planejamento para investir seu dinheiro ao longo de toda a sua vida. Quem quer se aposentar cedo tem que começar a se planejar desde cedo e, assim, aproveitar os juros compostos ao longo dos anos. “Grosso modo, o investidor deve poupar a mesma quantidade de tempo que quer viver sem trabalhar depois”, diz o especialista.