4 conselhos de um CFP para você se aposentar antes do planejado

Um dos conselhos é para que os investidores sejam conservadores

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Juntar dinheiro suficiente para ter um aposentadoria tranquila e viver apenas desta renda é a grande meta de muitos brasileiros. Porém, será que é possível fazer isso anos antes do tempo planejado? O InfoMoney falou com o planejador financeiro certificado pelo IBCPF, Fernando Meibak, que afirma que é possível se aposentar antes do prazo que você estipulou inicialmente, desde que siga algumas dicas importantes.

Se uma pessoa, por exemplo, já chegou aos 40 anos, mas ainda não conseguiu guardar nenhum dinheiro, não precisa se desesperar, afinal, seu futuro ainda não está perdido. Em 20 anos de investimentos inteligentes é possível garantir mais 20 anos com uma renda suficiente para viver de forma tranquila.

Se quiser saber tudo sobre “como juntar dinheiro para parar de trabalhar e viver de renda”, CLIQUE AQUI e se inscreva para a palestra do InfoMoney dada pelo Professor André Pantoja Albo, totalmente gratuíta!

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Digamos que você tenha, aos 20 anos, começado a pensar na aposentadoria se planejando para parar de trabalhar aos 60 anos. Se no meio do caminho resolver antecipar viver de renda a partir dos 50, a principal dica para é “seja conservador”. “No Brasil as taxas de juros são muito altas, o que permite que o investidor tenha retornos elevadíssimos em aplicações conservadoras e não precise se arriscar em títulos de crédito privado, mercado de ações ou mercado imobiliário”, disse Meibak.

O planejador ressaltou que, para a aposentadoria, o ideal é optar pelos títulos públicos atrelados à inflação (NTN-B), que garantem ganho real (sempre acima da inflação). Atualmente, as NTN-Bs longas pagam taxas próximas de 6% ao ano mais o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). No entanto, é importante lembrar que estes títulos devem ser comprados com objetivo atrelado ao seu prazo, já que se retirar o dinheiro antes do final o investidor pode ter prejuízo (clique aqui e entenda por quê).

O especialista afirmou ainda que quem quer se aposentar bem e mais cedo deve fugir de taxas altas em fundos de investimento. “Os fundos de grandes bancos cobram taxas muito altas e têm baixa rentabilidade. É inacreditável que tanta gente invista tão mal assim”, criticou o planejador.

Continua depois da publicidade

Outra dica dele é que as pessoas devem poupar mais e gastar menos. “Por mais que essa dica seja extremamente básica, muitas pessoas não a seguem e acabam gastando muito mais do que deveriam”, afirmou o planejador financeiro. O especialista esclarece que poupar disciplinadamente é a dica mais preciosa para quem quer se preparar para o futuro, especialmente dez anos mais cedo.

Para se aposentar alguns anos mais cedo outro conselho é pesquisar antes de investir. “O brasileiro é muito ligado aos bancos e confia em tudo, por isso acaba não indo atrás de informações ou instituições independentes, que, muitas vezes, podem ser mais vantajosas”, explicou. Conhecimento é, sem dúvida, uma arma a mais para ajudar o investidor a tomar as decisões mais corretas e assim garantir uma aposentadoria mais cedo.