4 conselhos para você se aposentar antes do planejado

Um dos conselhos é para que os investidores sejam conservadores

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Juntar dinheiro suficiente para ter um aposentadoria tranquila e viver apenas desta renda é a grande meta de muitos brasileiros. No entanto, será que é possível fazer isso anos antes do tempo planejado? O InfoMoney conversou com o planejador financeiro certificado pelo IBCPF, Fernando Meibak, que afirma que é possível se aposentar antes do prazo que você estipulou inicialmente, desde que siga algumas dicas importantes.

Por exemplo: digamos que você tenha, aos 20 anos, começado a pensar na aposentadoria se planejando para parar de trabalhar aos 60 anos. Se no meio do caminho resolver antecipar viver de renda a partir dos 50, a principal dica para é “seja conservador”. “No Brasil as taxas de juros são muito altas, o que permite que o investidor tenha retornos elevadíssimos em aplicações conservadoras e não precise se arriscar em títulos de crédito privado, mercado de ações ou mercado imobiliário”, afirma Fernando Meibak.

O planejador ressalta que, para a aposentadoria, o ideal é optar pelos títulos públicos atrelados à inflação (NTN-B), que garantem ganho real (sempre acima da inflação). Atualmente, as TBT-B longas pagam taxas próximas de 7% ao ano mais o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). No entanto, é importante lembrar que estes títulos devem ser comprados com objetivo atrelado ao seu prazo, já que se retirar o dinheiro antes do final o investidor pode ter prejuízo (clique aqui e entenda por quê).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fernando Meibak afirma ainda que quem quer se aposentar bem e mais cedo deve fugir de taxas altas em fundos de investimento. “Os fundos de grandes bancos cobram taxas muito altas e têm baixa rentabilidade. É inacreditável que tanta gente invista tão mal assim”, critica o planejador.

Outra dica de Meibak é que as pessoas devem poupar mais e gastar menos. “Por mais que essa dica seja extremamente básica, muitas pessoas não a seguem e acabam gastando muito mais do que deveriam”, afirma o planejador financeiro. O especialista esclarece que poupar disciplinadamente é a dica mais preciosa para quem quer se preparar para o futuro, especialmente dez anos mais cedo.

Para se aposentar alguns anos mais cedo outro conselho é pesquisar antes de investir. “O brasileiro é muito ligado aos bancos e confia em tudo, por isso acaba não indo atrás de informações ou instituições independentes, que, muitas vezes, podem ser mais vantajosas”, explica. Conhecimento é, sem dúvida, uma arma a mais para ajudar o investidor a tomar as decisões mais corretas e assim garantir uma aposentadoria mais cedo.