Poupar, proteger e investir; como se planejar para viver até os 100

Com a expectativa de vida mais alta, cada vez mais pessoas vão alcançar os 100 anos de idade

Leonardo Pires Uller

Elderly man lost in thought

Publicidade

SÃO PAULO – Com os avanços da medicina e o desenvolvimento do país, a expectativa de vida da população tem aumentado consideravelmente ano a ano. Com isso, não é mais tão raro encontrar pessoas que conseguiram levar uma vida saudável até os 80, 90 ou até mesmo os 100 anos de idade.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

No entanto, como se preparar financeiramente para viver tanto tempo? A planejadora financeira certificada pelo IBCPF, Maria Angela Nunes, afirma que é necessário um grande plano de planejamento financeiro e disciplina para que seja alcançado o objetivo de uma aposentadoria tranquila por toda a vida.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a especialista, as pessoas devem se preparar para uma vida bem longa. “Não pode haver o risco de o aposentado chegar no final da vida sem patrimônio algum”, alerta.

O primeiro passo para se preparar para viver um século é definir um objetivo. Ou seja, a pessoa deve ter uma ideia da renda que deseja viver no futuro, com quantos anos quer se aposentar para daí definir a quantia a ser atingida.

Poupar
Após definir o montante desejado para acumular, é necessário saber quanto poupar mensalmente para que essa meta seja atendida. Segundo Maria Angela Nunes esse é a primeira base do tripé que as pessoas que querem se planejar para viver até os cem devem montar.

Continua depois da publicidade

Nessa etapa, o mais importante é manter a disciplina. Ou seja, a pessoa deve poupar sempre e priorizar uma parcela de seus rendimentos para o plano da aposentadoria e não se desviar desse objetivo conforme outros forem aparecendo ao longo da vida.

Proteger
O segundo passo é proteger o capital acumulado contra eventuais despesas de grande valor. A planejadora financeira cita como exemplos o seguro saúde e o seguro de casa. Em ambos os casos, são despesas que podem prevenir as pessoas contra gastos muito mais altos que podem surgir no meio do caminho. “As pessoas não costumam avaliar os riscos patrimoniais que correm em suas vidas”, destaca Maria Angela Nunes.

Investir
“Rentabilizar o capital é a terceira base desse tripé”, afirma a planejadora financeira. “As pessoas precisam entender muito bem como vão alocar sua carteira de investimentos e fazer alterações ao longo da vida quando foi necessário”, explica.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

A especialista afirma ainda que, quando mais jovens, as pessoas podem assumir mais risco em seus investimentos, uma vez que, caso aconteçam perdas, ainda há tempo para recuperá-las. Com o passar dos anos, o investidor deve balancear seus investimentos, migrando para papéis que ofereçam mais segurança, afirma a planejadora.

Ainda segundo Maria Angela Nunes, é importante investir para se proteger contra a inflação e a consequente perda de valor do dinheiro. Além disso, a especialista alerta: “juntar dinheiro para viver até os 100 anos já é difícil, sem investir a tarefa fica quase impossível”.