Apenas 7% dos brasileiros investem em previdência privada, diz Serasa

A pesquisa mostrou que, deste total, 5% investem também em INSS e 2% somente em previdência privada

Arthur Ordones

Senior couple embracing on beach, rear view

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa do Serasa Experian de Educação Financeira do Consumidor indicou que apenas 7% dos brasileiros investem em previdência privada para a aposentadoria. Deste total, 5% contribuem também para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e 2% somente em previdência privada.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

A pesquisa ainda mostrou que 42% fazem contribuições para o INSS, enquanto 48%, ou seja, a maior parte dos entrevistados, não faz nenhuma contribuição para a aposentadoria, mostrando assim, a negligência dos brasileiros em relação às finanças quando pararem de trabalhar.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O novo índice do Serasa, inaugurado nesta semana, é um dos únicos e já o principal e mais detalhado indicador do nível de educação financeira da população brasileira. O estudo entrevistou 2.002 pessoas em 142 cidades de todos os estados do país durante os três primeiros meses do ano.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Para completar a pesquisa, 2% dos entrevistados não souberam responder a pergunta e 1% simplesmente se recusou a participar.

Continua depois da publicidade

Falta de planejamento
O estudo do Serasa deixou explícita a falta de planejamento financeiro dos brasileiros quando o assunto é aposentadoria, mostrando que eles, em geral, não se preocupam a longo prazo. A pesquisa mostrou também que mesmo quem planeja a aposentadoria, na maioria das vezes, faz isso da maneira errada, como por exemplo, considerando que ela durará apenas 10 ou 15 anos, investindo sem contar com a inflação ou acreditando que os gastos vão diminuir futuramente.